O Governo do Estado de Sergipe, intermediado pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem), o SENAI SE e SENAI CETIQT, realizaram de 8 a 10 de maio, encontros presenciais com os principais atores do segmento da moda de Sergipe, para dar início ao processo de diagnósticos que servirão de base para os estudos para a implementação do Cinturão de Confecções de Sergipe. O projeto surge como solução para fomentar o desenvolvimento econômico da região centro-sul do estado.
Com o objetivo de aquecer a economia local, gerar empregos e qualificar a mão de obra, o governo tem firmado parcerias com atores que são referência na área da indústria têxtil e de confecção – o SENAI CETIQT e SENAI SE –, além de ouvir a população e lideranças locais para a elaboração de políticas públicas alinhadas às necessidades que o estado tem apresentado.
O SENAI CETIQT tem como papel fornecer o apoio técnico e conhecimento para apoiar o SENAI SE no desenvolvimento das empresas sergipanas. A ação integrada do SENAI será responsável por auxiliar na gestão da produtividade, redução de custos e desperdícios das indústrias Têxteis e de Confecção, além de promover a formação de mão de obra capacitada, gerando oportunidades de emprego e renda para a região.
“O papel do SENAI será de atuar diretamente com as indústrias da região, garantir a formação de mão de obra e capacitação da comunidade na área de costura e operação de equipamentos utilizados no setor, desenvolvendo profissionais polivalentes e que possam atuar em várias empresas e funções diferentes. Com isso, geraremos desenvolvimento, emprego e renda para a região, contribuindo bastante para o crescimento do estado como um todo.”, destacou Rodrigo Kurek, Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia e Confecção, do SENAI CETIQT.