A coalizão SFCoop, Sistema Financeiro Cooperativo, formada pelo Sicoob, Sicredi, Ailos, Cresol e Unicred, cujo objetivo é testar o Real Digital em ambiente proposto pelo Banco Central (BC), comemora a inclusão do grupo no rol de coalizões aprovadas pelo órgão regulatório e avalia como indispensável a participação do cooperativismo financeiro nas discussões sobre o desenvolvimento da estruturação da tokenização da moeda brasileira que ganhará a versão virtual.
O cooperativismo financeiro brasileiro, que tem agentes de vanguarda no Sistema Financeiro Nacional (SFN), participa ativamente do desenvolvimento de temas como Pix e Open Finance. Isso ressalta a importância da união das cooperativas nessa coalizão para que o tema relacionado ao desenvolvimento da estruturação da tokenização do Real seja mais acessível aos players das mais variadas áreas, de acordo com Carolina Ramos, diretora-superintendente da Unicred Central Multirregional.
“A participação nessa fase de inovação do sistema financeiro do Banco Central representa o sucesso do cooperativismo de crédito no país ao se lançar em processos inovadores no segmento de meios de pagamento. Essa experiência,que será realizada inicialmente em um ambiente simulado, sem envolver transações ou valores reais, é um grande marco para o nosso setor”, ressalta Carolina Ramos.
De acordo com a executiva, na primeira fase do projeto-piloto, o Banco Central avaliará os benefícios da programabilidade de uma plataforma de tecnologia de registro distribuído (Distributed Ledger Technology – DLT) multiativo para operações com ativos tokenizados.
Haverá também teste das funcionalidades de privacidade e programabilidade por meio da implementação de um caso de uso específico – um protocolo de entrega contra pagamento (DvP) de título público federal entre cooperados de instituições diferentes, além dos serviços que compõem essa transação.
Dentro do ambiente para testes, a coalizão está focada em experimentar a tendência de tokenização de ativos e estudar os benefícios que esse tema pode trazer para o segmento cooperativista.
Sobre a Unicred – A Unicred é uma instituição financeira cooperativa cujo objetivo é fornecer crédito e prestar serviços aos seus cooperados. Conta, atualmente, com quatro centrais, 30 cooperativas, 356 unidades de negócios e mais de 277 mil cooperados, além de uma Confederação Nacional – Unicred do Brasil. Uma das centrais é a Unicred Central Multirregional, com sede em Belo Horizonte, que possui 10 singulares, 113 pontos de atendimento e está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Goiás, São Paulo, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Ceará e Maranhão, além do Distrito Federal.
Interface Comunicação Empresarial
João Victor Del Rio
(31) 983585618