SUSTENTABILIDADE
A Bracell, líder global na produção de celulose solúvel, conquistou os selos europeus Ecolabel e Nordic Swan para a sua unidade fabril de Lençóis Paulista, em São Paulo. As certificações são reconhecidas mundialmente por comprovar as boas práticas ambientais em processos produtivos, e seguem os critérios ecológicos estabelecidos pela Comissão Europeia. A obtenção das certificações atesta os baixos níveis de impacto ambiental nos processos produtivos da Bracell SP, que dispõe da fábrica de celulose mais verde e moderna do mundo, cuja operação é livre do uso de combustíveis fósseis e ainda gera um excedente de energia renovável para o grid nacional suficiente para abastecer uma cidade de três milhões de habitantes. Outro ponto de destaque é o tratamento de efluentes em três fases, incluindo o tratamento terciário, tornando a empresa a primeira do setor de celulose, no estado de São Paulo, a adotar esta medida.
DOAÇÕES
A Mark Up, referência em live marketing no Brasil, foi uma das parceiras do Grupo Boticário no evento “Beleza de Viver”, um projeto social promovido pela marca. A ação aconteceu no Hospice Erasto Gaertner, unidade de cuidados paliativos do Hospital Erasto Gaertner (HE), localizada em Curitiba, e envolveu 1.500 mulheres que realizam tratamento contra câncer. A iniciativa potencializa a ação promovida pelo Grupo Boticário e Instituto Nara Timm, que durante três meses, deu acesso a pacientes, acompanhantes e colaboradores da instituição um curso de automaquiagem, com materiais do Boticário, para proporcionar o resgate da autoestima e momentos de autocuidado. Além disso, a marca de cosméticos e a Mark Up, se uniram para entregar um kit a pacientes que estão em tratamento oncológico. Ao todo, foram distribuídas 1.500 canecas e 1.500 moleskines para as participantes.
ENERGIA RENOVÁVEL
Celebrado hoje, dia 29 de maio, o Dia Mundial da Energia tem o importante papel de conscientizar sobre o uso de energias renováveis, que requer atenção frente às urgências das mudanças climáticas. Neste cenário, as empresas entram na corrida rumo à descarbonização da economia mundial e priorizam, entre suas estratégias, o investimento em energia limpa, impulsionando o setor de Geração Distribuída no Brasil. De acordo com a pesquisa “Sustentabilidade e Liderança Industrial” da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no último ano, 47% das empresas que procuraram financiamento público ou privado tinham como motivo o investimento em energias renováveis. Com relação à prioridade máxima entre as diversas práticas sustentáveis, 20% responderam ser o uso de fontes renováveis de energia, ficando atrás somente da redução de geração de resíduos sólidos (21%).
FOTOVOLTAICA
A Aviva, plataforma de entretenimento detentora do parque aquático Hot Park e dos destinos Rio Quente Resorts (GO) e Costa do Sauípe (BA), com o objetivo de promover a segurança energética, estimular o desenvolvimento econômico e reduzir o impacto ambiental, conta com uma usina de energia fotovoltaica instalada para atender parte da demanda de energia dos hotéis do complexo localizado em Goiás. Nos hotéis, são também utilizados painéis solares para o aquecimento da água do chuveiro e nos estacionamentos de carros para a iluminação noturna. Há, ainda, carrinhos elétricos para o transporte de clientes, além de bicicletas para atender à demanda das pessoas colaboradoras. Desde 2016, a empresa utiliza, em Rio Quente, energia incentivada e estabelecida pelo Governo, para estimular a expansão de geradores de fontes renováveis.
REFUGIADOS
Com missão principal de orientar pessoas migrantes, solicitantes de refúgio e refugiadas através de informações confiáveis sobre regularização migratória e acesso a serviços humanitários em alguns países da América Latina, a Rede Cáritas realiza e promove a plataforma MigraSegura por meio do endereço www.migrasegura.org. O portal foi desenvolvido especialmente para celulares, tablets e dispositivos móveis e quer estar conectado e sempre presente para apoiar a comunidade migrante e os agentes da Cáritas nos processos de mobilidade humana.