A importância das mídias sociais como estratégia de marketing e vendas é evidente para todos que estudam essa tecnologias e também para aqueles que investem nela para fortalecimento dos negócios. Após a construção da página, seja no Instagram, no YouTube, ou outros canais, costuma ser tarefa difícil, porém, conseguir mantê-la atualizada com conteúdo que interesse ao público.
Nesse sentido, com o intuito de auxiliar todos aqueles que utilizam as mídias sociais para a sobrevivência de seus negócios, a produtora de conteúdo, especialista em mídias sociais e fundadora da Like Marketing, Rejane Toigo, recomenda 10 ideias de conteúdo para posts que costumam gerar engajamento entre os usuários de qualquer nicho. “Essas ideias devem ser adaptadas às linhas editoriais selecionadas na estratégia de conteúdo”, alerta Rejane.
A primeira sugestão para deixar o conteúdo mais atraente pode parecer batida, mas adianta, garante a especialista em mídias sociais. “Utilizar frases motivacionais, desde que contextualizadas com o assunto do negócio, apresenta um grande potencial de chamar a atenção do público na internet”, afirma. Conforme Rejane, trata-se de estratégia fácil e que pode ser feita de maneira bonita e competente através de aplicativos de smartphones.
A segunda recomendação é oferecer dicas de livros. Algumas etiquetas precisam ser seguidas, no entanto, para que a mensagem transmitida seja a mais genuína a respeito de si próprio e de sua marca. “Mencione apenas obras que você realmente leu”, destaca. Este é o princípio básico. Além disso, para tornar a dica mais atraente, a produtora de conteúdo recomenda que se faça uma pequena resenha do livro e ilustre com uma foto da capa. “Para facilitar a experiência do usuário e deixar sua dica mais útil, publiquei o link da livraria onde você comprou o exemplar”, diz.
Ainda no quesito dicas, destacar um filme que tenha gostado é sempre uma boa estratégia para aumentar o interesse do público pelo seu conteúdo, conforme Rejane. “Claro, ajuda muito se o filme estiver relacionado com o assunto a que sua mídia social se destina. Se você atua no segmento da moda, priorize dicas de filmes sobre este tema”, explica. Nesse tipo de indicação também, segundo a produtora de conteúdo, agrega muito ao conteúdo, se o post vier com uma pequena explicação das motivações que levaram à recomendação daquele filme especificamente e informações de onde (plataforma de streaming, por exemplo) assisti-lo.
Recomendar aplicativos também é garantia de conteúdo de sucesso. “Se sua empresa costuma usar um aplicativo que descomplica os afazeres do dia a dia, nada mais certo do que sugerir esta ferramenta para o seu público, que pode estar passando pelos mesmos problemas”, diz a fundadora da Like Marketing. Além de estabelecer uma conexão, presta-se um serviço aos seguidores.
Mais uma vez, para facilitar experiência do usuário, Rejane sugere que a dica seja acompanhada por outras informações, como link de onde o aplicativo pode ser acessado e se ele funciona tanto para Android quanto para Iphone.
Dar dicas sobre lugares, ilustradas obviamente, é ótima pedida, de acordo com a especialista em mídias sociais. “Pode ser uma lugar que você visitou enquanto viajava, um lugar da cidade onde mora ou um lugar que tenha a ver com o ramo de atuação da sua empresa e o tema de suas redes sociais”, destaca. Segundo Rejane, mencionar parques, bibliotecas, pontos turísticos e restaurantes também costuma funcionar, desde que estes lugares estejam associados, de alguma forma, com o assunto principal de suas mídias sociais.
Outra boa indicação a se fazer é de conteúdos consumidor nas mídias sociais. “Faça, por exemplo, uma lista com os canais de YouTube que você segue ou com os perfis do Instagram e do Facebook, publique em seu blog e depois em suas redes sociais. Diga que são conteúdos que inspiram a você e a sua empresa. As chances de criar uma conexão genuína com o seu público é muito grande”, garante a produtora de conteúdo.
Mais uma ideia para turbinar o conteúdo de mídias sociais é investir na memória vintage, ou seja, postar o famoso TBT (Throwback Thursday). “Sem esquecer de atrelar essa ‘memória’ ao assunto base de sua marca”, indica Rejane. Assim, por exemplo, se a empresa está no ramo de fotografia, uma boa dica, segundo a especialista em mídias sociais, é fazer um TBT com destaque para a data de invenção da máquina fotográfica.
Storytelling é sempre uma ideia de post interessante, conforme a produtora de conteúdo. “Nesse sentido, conte uma história motivacional de alguma pessoa célebre ou desconhecida que possa ser contextualizada ao conteúdo que sua empresa costuma abordar”, explica.
Do mesmo modo, a divulgação de notícias relacionadas ao seu negócios é uma excelente estratégia para gerar engajamento em suas mídias sociais ao passar a imagem de que sua rede costuma estar sempre atualizada. “Publique pesquisas e tendências recentes em forma de notícias. Não é preciso redigir a notícia, apenas post o link de um site de notícia que seja confiável, seguido de uma breve descrição e de sua opinião sobre a notícia”, recomenda a produtora de conteúdo.
Como última dica, mas não menos importante e útil para gerar engajamento em suas mídias, Rejane recomenda nunca esquecer de mencionar clientes em suas postagens. “Reserve um espaço, pelo menos uma vez ao mês, para contar a história de algum cliente que alcançou algo importante ou que encontrou a solução para algum problema por conta de seus serviços ou produtos”, aconselha a fundadora da Like Marketing.