A mineração é um dos setores de maior relevância para a economia do Brasil, com grande influência no PIB e na geração de vagas de trabalho – em 2017, o setor gerou 733 mil empregos diretos e 2,2 milhões de empregos indiretos. A mineração também fornece matérias-primas para vários segmentos da economia que são altamente dependentes das cargas de minérios beneficiados e transformados nos produtos de interesse dos mesmos.
Segundo dados do Ministério de Minas e Energia, em 2017, o setor teve 4,69% de participação em todas as riquezas geradas no país. Em relação às exportações, em 2018 as vendas somaram 49,7 bilhões de dólares e as importações 26,4 bilhões de dólares. Com o valor exportado total de 239,5 bilhões de dólares, o segmento mineral respondeu por quase 21% da balança comercial.
De acordo com o superintendente do Grupo MBL, Jerri Alves, o desenvolvimento do setor impulsiona a criação de oportunidades e o crescimento da economia. Mas, ao mesmo tempo, aumenta os desafios enfrentados pelas instituições. Entre eles, a necessidade de adaptação em prol da sustentabilidade.
Para o superintendente, o impacto ambiental da atividade mineradora resulta de uma falta de eficiência no gerenciamento de riscos. “Para mudar essa situação, é preciso aliar a produtividade e a consciência ambiental, e isso inclui lidar com os resíduos de maneira sustentável”, diz.
Entre as possibilidades, os resíduos da atividade mineradora podem ser transformados em tijolos, pavimentos, telhas, ladrilhos hidráulicos, madeiras plásticas, concretos asfálticos, pigmentos, sais para saneamento básico e até mesmo em mais minério.
“Há um certo estigma entre empresas e consumidores em relação ao material produzido a partir dos resíduos da mineração, mas é importante destacar que o rejeito do processamento a seco não é tóxico, corrosivo e nem inflamável”, explica Jerri.
Os benefícios dessa prática, são tanto ambientais quanto econômicos. Afinal, além de reduzir o impacto provocado pela atividade minerária no meio ambiente, práticas como o reaproveitamento de minérios garantem até mesmo um melhor custo-benefício para as mineradoras.
Naves Coelho Assessoria e Marketing
Luana Moreira
(31) 3337-3087
(31) 98823-3836
luana@navescoelhobh.com.br