Ao longo de todo este mês, temas ligados à sustentabilidade ganham força em função da comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente, que aconteceu em 5 de junho. Trata-se da principal data do calendário da Organização das Nações Unidas (ONU) para promover reflexões sobre a relevância da preservação dos recursos naturais e para ampliar a inclusão da sociedade nessas pautas. As empresas, de um modo geral, podem dar grande contribuição para o desenvolvimento sustentável, especialmente tendo a ciência e a tecnologia como aliadas poderosas. Um exemplo é o BMG UpTech, que tem startups investidas com negócios sustentáveis e foco em soluções que auxiliem na redução dos impactos socioambientais.
Algumas delas são:
• Aterra Ambiental: Empresa inovadora, que desenvolve soluções estratégicas para os processos de gestão e destinação dos resíduos. Há cinco anos no mercado, atua em diversos setores, como Alimentício, Metalurgia, Automobilístico e Varejo. Seu objetivo é apoiar os clientes e parceiros na construção de um novo modelo de negócios para os seus resíduos, fortalecendo os benefícios econômicos, com baixo custo operacional.
• Biosolvit: No mercado desde 2014, a startup atua com biotecnologia aplicada ao desenvolvimento de novos materiais, criando soluções ecológicas e sustentáveis para problemas ambientais, a partir de fontes renováveis. Utiliza biomassa descartada ou dejetos industriais para criar produtos que aliam sustentabilidade e viabilidade econômica. Investe em P&D, pois acredita em soluções inovadoras, provenientes de fontes renováveis, capazes de minimizar graves problemas ambientais. As pesquisas têm foco no aproveitamento de resíduos orgânicos e na obtenção de soluções ambientalmente corretas e de menor custo, visando a desenvolver tecnologias sob medida para a preservação do meio ambiente, numa convivência harmônica com o ser humano.
• Dayback: Em tempo real, quanta eletricidade sua empresa está usando? Quais os horários de maior pico no uso da energia? Quais equipamentos estão consumindo mais? A Dayback identifica os padrões no uso da energia para ajudar as empresas a serem mais eficientes, conscientes e seguras, por meio do monitoramento completo da utilização desse recurso nas organizações. Além disso, com sete anos de história, possui 1 megawatt de fonte solar instalado na Região Sul do país. São mais de 2 mil painéis fotovoltaicos, que representam cerca de 2,3 milhões de quilos de CO² não emitidos na atmosfera e 4,1 quilômetros que deixaram de rodar.
• Venuxx: Primeira solução de logística premium e customizada do Brasil, que conecta uma rede de especialistas mulheres e seus veículos, para atuar como plataforma logística de alto valor agregado, com mais qualidade, segurança e praticidade. Para garantir a sustentabilidade do negócio, a startup trabalha em iniciativas que possam refletir positivamente no planeta. Por isso, participa de ações que neutralizem os gases de efeito estufa. Sua meta é minimizar, cada vez mais, o impacto gerado por suas operações, medindo, reduzindo e compensando os níveis de carbono.
Assim, todas as entregas realizadas para os clientes têm o CO2 compensado antecipadamente. Atualmente a Venuxx atua nas verticais de groceries, produtos de alto valor agregado e saúde domiciliar, mas customiza sua plataforma de acordo com o ramo de atuação, o que é um diferencial em relação a soluções e modais existentes no mercado.
Sobre o BMG UpTech
Corporate venture do Grupo BMG – um dos maiores e mais importantes grupos empresariais do país – com foco na inovação. Basicamente, o BMG UpTech identifica as startups cujos negócios sejam viáveis, investe no seu desenvolvimento e as coloca em contato com o mercado, ou seja, com possíveis compradores das soluções. A empresa já realizou mais de 800 investimentos em startups no Brasil e Estados Unidos, juntamente à Bossa Nova Investimentos, companhia de microventure capital da qual é sócio.
Link Comunicação
Luciana Rezende
luciana@linkcomunicacao.com.br
(31) 2126.8053 / 99769-7451 / 99612-8999