A educação é um direito inalienável do ser humano, mas o Brasil conta com quase 1,4 milhão de crianças e adolescentes, entre 6 e 17 anos, fora da escola, conforme recente estudo do Fundo das Nações Unidas para a Infância, da Unicef, publicado em 28 de janeiro. A pandemia de covid-19 contribuiu para esse resultado. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de crianças e adolescentes que não frequentam a escola cresceu 3,8% em 2020.
A história do Brasil mostra que a educação sempre foi relegada. Entre 2014 e 2019, o segmento sofreu tesouradas que somaram mais de R$ 25 bilhões. Em 2017, o então presidente Michel Temer lançou a PEC 241, medida para travar investimentos na educação, sendo que, dois anos antes, Dilma Rousseff já havia bloqueado R$ 9,4 bilhões da Educação e congelou a oferta de novas bolsas do programa Ciência sem Fronteiras.
A educação qualifica e é a principal responsável por inserir as pessoas na sociedade, sendo que, através dela, se torne possível exercer os direitos civis, políticos, econômicos e sociais.
Quem é Ângela Mthylde?
Ângela Mathylde é psicopedagoga, psicanalista, pós-doutora em neurociência e CEO da Clínica Aprendizagem e Cia, em Belo Horizonte, primeira clínica a trabalhar com multidisciplinaridade e interdisciplinaridade no Brasil.
Com foco em diagnóstico de transtorno de aprendizagem a partir de profissionais de diferentes áreas, como fonoaudiologia, psicopedagogia, fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional; a clínica já recebeu 28 prêmios por seus trabalhos ao longo de 15 anos. Ângela Mathylde também está à frente de seu instituto homônimo, que aborda um plano educacional e científico nacional e internacional com vigilância às características e tradição de uma nova forma de fazer educação assertiva.
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