Mais antigo e tradicional prêmio de reconhecimento público de personalidades da sociedade civil de Barretos e região, o “Gente que é Notícia” realizou, no dia 6 de dezembro, a solenidade de entrega da premiação às pessoas destacadas em 2023. Nessa lista, está o engenheiro e empresário Cristiano Campozana de Queiroz, sócio e vice-presidente da Gnatus Equipamentos Odontológicos, reconhecido pelo prêmio dentro do setor de Indústria.
Para Queiroz, ter seu nome relacionado entre os destaques do ano junto à comunidade barretense e regional representa uma importante validação do trabalho que ele e seu sócio, Alexandre Queiroz, construíram. “É um marco esse reconhecimento local porque mostra que o trabalho da nossa empresa tem beneficiado a região. É muito gratificante também pelo fato de a Gnatus ter um perfil bastante distinto dentro de um cenário mais voltado ao agronegócio”, comenta.
O empresário lembra os 20 anos de trajetória entre o início do projeto que hoje é a Gnatus – quando ele e o sócio ainda eram estudantes universitários -, e o patamar que a empresa alcançou. “Desde o começo, fabricar equipamentos médicos e odontológicos era um projeto pessoal e apostamos em Barretos como local para concretização desse sonho. Hoje, estamos presentes em todo o país, sempre selecionando oportunidades”, pontua o homenageado, paulistano que migrou para Barretos com a família.
A gestão focada em unir o sucesso da empresa ao sucesso da comunidade onde está inserida é outro traço que Cristiano Queiroz atribui o reconhecimento pelo “Gente que é Notícia”. “Nosso foco é fazer e oferecer o melhor ao mercado, aos nossos colaboradores e à comunidade, cumprindo nosso papel social. Além disso, temos diante de nós o desafio de tornar o Brasil menos dependente de tecnologia estrangeira no setor em que atuamos, oferecendo tecnologia de ponta em saúde, de forma eficiente, de boa qualidade e barata. Essa é a nossa missão”, sublinha.
Com 150 colaboradores em Barretos, prestadores de serviço e fornecedores em diferentes cidades do país, e duas startups na área da saúde, a empresa desenvolve, fabrica e comercializa produtos para dentistas tendo a inovação como foco principal. Diante disso, Queiroz avalia que ter a marca como destaque de um prêmio tradicional é muito positivo. “Sem dúvida, há um impacto no reconhecimento da marca e no respeito pelos benefícios que são devolvidos à sociedade. Muitos clientes levam isso em consideração”, afirma o vice-presidente da Gnatus.
Novidades
Num ano marcado como o primeiro efetivo de pós pandemia, Cristiano Queiroz faz um balanço positivo da empresa, mesmo caminhando em um cenário economicista instável no setor. “Há um desafio mundial na área de medicamentos e precisamos estar atentos para nos adaptar e readaptar”. A marca apostou em investimentos em produtos e equipes novas, ampliou sua presença no Nordeste e promoveu ações educacionais interna e externa (vendedores e clientes), que devem crescer em 2024, junto com abertura de lojas nos Estados do Rio de Janeiro, São Paulo, região Sul e no Nordeste.
A Gnatus ainda investiu na empresa vencedora do projeto de aceleração (Open Innovation Gnatus) – a iDenture, que produz próteses dentárias por meio de técnica digital, com entrega em tempo recorde e qualidade superior ao processo tradicional. “Esse processo visa principalmente a fila do SUS, onde há 22 milhões de pessoas esperando uma dentadura. De modo geral, nossa expectativa é a de que o próximo ano seja muito bom”.
A projeção positiva de Cristiano Queiróz engloba a linha de Raio-X panorâmico e de cromatógrafos, produtos cabulas do catálogo e que ganharão uma ação de marketing completa a partir de janeiro. Participação nos importantes eventos nacionais da área e realização própria de atividades stands-Don, em parceria com revendas locais (onde os clientes podem ter constato com os produtos), seguem na agenda da Gnatus. “Fico muito feliz e orgulhoso por termos chegado até aqui, mas ainda há muito a fazermos e continuarmos relevantes em nossa sociedade. Nosso sonho é um guia, mas o processo envolve estudo constante e muito trabalho de renovação para fazer acontecer”, finaliza Queiroz.