O curso de Comunicação para Governos e Instituições Públicas será ministrado pelo professor Marcelo Vitorino em parceria com o Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), nos dias 31 de março e 1º de abril. As aulas serão no Instituto, em Brasília, com transmissão ao vivo para o Brasil. Informações e inscrições pelo site www.comunicacaodegovernos.com.br. As vagas para a turma presencial são limitadas.
A comunicação institucional de governos e prefeituras tem sido acompanha com mais atenção pelos órgãos de controle e fiscalização, como o Ministério Público. No ano passado, por exemplo, a Justiça Federal do Distrito Federal proibiu o governo de usar redes sociais oficiais para promover o presidente Jair Bolsonaro (PL). E tem sido cada vez mais recorrente casos de prefeitos e gestores que respondem a processos ou são cassados por cometerem irregularidades na comunicação institucional.
Para o professor Marcelo Vitorino, idealizador do MBA em Comunicação Governamental e Marketing Político do IDP e consultor do Senado Federal, a maior parte dos gestores comete erros e viola as leis por desinformação sobre a legislação e por não terem sido preparados para o fato de que o foco da comunicação de órgãos públicos deve ser informar o cidadão por meio de ações estratégicas que resolvam os problemas da população e facilitem o dia a dia de quem precisa dos serviços públicos.
“Prefeitos e principalmente secretários não costumam receber treinamento para assumir o cargo. Por isso é tão importante que busquem qualificação e conhecimento e contratem profissionais de comunicação que tenham essas habilidades. Foi identificando essa deficiência que criei o curso de Comunicação para Governos e Instituições Públicas. O foco são os profissionais de comunicação e os gestores públicos”, relata Vitorino.
Segundo o professor Vitorino, o curso ensina profissionais e gestores a estruturar a comunicação de uma instituição desenvolvendo um relacionamento eficiente com o cidadão, garantindo mais agilidade, transparência, posicionando a instituição perante os públicos prioritários e evitando possíveis crises de imagem.
“O curso tem muitos exemplos práticos. Apresento o passo a passo das estratégias e trago referências de casos de sucesso de comunicação institucional aplicadas em vários países, adequando para a nossa realidade no Brasil. As aulas ensinam a entender o cenário e o perfil do cidadão, os limiteis legais da comunicação institucional, a elaborar estratégias e planejar ações de comunicação, mensurar resultados, produzir conteúdos para os diferentes públicos e canais, como o site da prefeitura e as redes oficiais.”, detalha Vitorino.
Vitorino destaca que a comunicação de governo tem o papel fundamental de informar o cidadão sobre os serviços públicos e que quando é feita e forma eficiente, a consequência é a construção da marca de uma gestão. “Quando a comunicação institucional é bem feita, a reputação do gestor também acaba sendo consolidada. É comum termos o reconhecimento da população pelo trabalho realizado com afirmações de que foi a gestão que mais fez obras, a que resolveu o problema financeiro da cidade, a que acabou com o racionamento de água, que incentivou a cultura”, conclui.
Serviço:
Curso para Comunicação de Governos e Instituições Públicas
Quando: 31/3 e 1º/4 presencial na sede do IDP em Brasília ou on-line para todo o Brasil
Sexta, 31 de março: das 16h às 20h
Sábado, 1º de abril: das 9h às 17h
Inscrições: www.comunicacaodegovernos.com.br