A necessidade de se manter em isolamento social, ocasionada pela pandemia em 2020, fez com que muitas farmácias começassem a aplicar cada vez mais investimentos no ambiente digital, tornando o delivery essencial para a entrega de seus produtos. Segundo um levantamento realizado pelo Farmácias APP, aplicativo de vendas online de itens de saúde e beleza, o método de envio rápido representou 81% dos pedidos no ano passado.
Em contrapartida do delivery, categoria que lidera as vendas na plataforma, está a possibilidade de retirada na loja, que retratou apenas 19% das compras realizadas pelo aplicativo no ano anterior. “O impacto causado pela pandemia fica claro, pois mesmo com a possibilidade de retirada dos produtos nas lojas físicas, os consumidores, em sua maioria, optam pela entrega em casa”, aponta Tatiane Zambetta, Coordenadora Comercial do Farmácias APP.
Além disso, ao analisar o comparativo entre 2019 e 2020, é possível observar o protagonismo do delivery na vida dos consumidores, visto que a modalidade teve um crescimento exponencial de um ano para outro. “Essa alternativa acabou se tornando indispensável para os compradores, pois além de evitar exposição ao vírus, eles conseguem adquirir seus itens com praticidade e conforto”, afirma Tatiane.
Com este cenário, a plataforma busca se aprimorar progressivamente para atender às demandas dos clientes e para cumprir com os envios expressos de forma efetiva. “A metodologia avançada que o Farmácias APP utiliza é capaz de informar o prazo de entrega, de acordo com região e horários de atendimento das farmácias, auxiliando os pontos de vendas e os consumidores durante todo o processo”, conclui.