A Turma do Bem , organização social que leva tratamento odontológico integral e gratuito para crianças e mulheres vítimas de violências, lança na terça, 21 às 21h, o seu novo projeto, o Dentistas Salva-Vidas. O evento será online e ocorrerá pelo canal da entidade no Youtube . Os organizadores da Oscip reuniram histórias de atendimentos que salvaram vidas realizados por vários de seus 17 mil voluntários e escolheu 22 delas para uma premiação.
Num primeiro momento pode soar estranho dentistas salvarem vidas. Mas esses profissionais de saúde atuam de maneira muito mais ampla do que se imagina. “O dentista salva vidas quando trata uma infecção séria na boca do paciente, por exemplo. Ou quando a pessoa volta a comer, a trabalhar, a beijar – ele está salvando uma outra forma de viver”, diz o dentista Fábio Bibancos, presidente voluntário da Turma do Bem. “Durante a pandemia, os Dentistas do Bem (voluntários da organização) salvaram vidas por conta da distribuição de alimentos, principalmente para a nossa rede, composta de crianças e jovens carentes e mulheres vítimas de violência que muitas vezes estão com a família desestruturada”, completa ele.
Não bastasse, dentistas salvam vidas quando trabalham lado a lado de médicos em hospitais para ajudar na assistência a pacientes internados. “Em 2019, o governo Bolsonaro vetou o projeto que garantia essa assistência. Então veio a pandemia e muitos foram a óbito porque não houve correta higienização oral durante a intubação. Nós perdemos essa batalha. Teríamos salvado muitas vidas se estivéssemos nas UTIs do Brasil afora”, afirma Bibancos. “Essa premiação será uma espécie de manifesto em favor do trabalho do dentista”, diz. A saúde agradece.