Começou ontem, dia 29, a Glass South America, no São Paulo Expo, capital paulista. Organizada pela NürnbergMesse Brasil em parceria com a Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos), a feira apresenta as principais novidades e tendências mundiais do setor vidreiro, reunindo mais de 130 expositores.
Na cerimônia de abertura, o presidente da NürnbergMesse Brasil, João Paulo Picolo, ressaltou a importância desse reencontro. “Depois de quatro anos, este retorno é um momento muito especial para todos nós. Na Glass South America, vocês vão encontrar o que há de mais inovador em tecnologia no mercado”, ressaltou.
Já o presidente da Abravidro, José Domingos Seixas, comentou sobre a importância em retomar essa parceria. “Foi uma satisfação imensa sentir a expectativa desta feira. Hoje, vocês podem ter a certeza de um trabalho árduo e muito positivo”. Também participaram da solenidade Ferdinando Fiore, diretor da ITA (Italian Trade Agency) no Brasil, e Giada Isella, secretária geral da GIMAV (Associação italiana dos fabricantes de máquinas, equipamentos e serviços para a indústria de vidro).
A Glass South America será realizada diariamente até o dia 1 de julho, das 12h às 19h, e no dia 2 de julho, das 10h às 17h. Entre as atrações programadas para os próximos dias, destacam-se: Vidro em Ação – que apresenta ensaios e testes da segurança e resistência dos vidros -, Glass Performance Days – conferências, em formato híbrido, que mostram as novidades da indústria global no setor – e Conexão Prédio Eficiente – fórum que discute temas atuais e tendências das tecnologias de automação utilizadas nas edificações. A programação completa da feira pode ser encontrada no site oficial do evento.
Exposição apresenta obras de arte feitas em vidro
Uma das novidades deste ano da Glass South América é a exposição “Vibrações – a vida de vidro”, organizada pelas artistas Cristine Baena e Dulce Schimidt, realizada pela primeira vez na feira. A Organização das Nações Unidas declarou 2022 como o Ano Internacional do Vidro e a exposição faz parte da agenda proposta pela ONU para promover esse material que é único e 100% reciclável.
A mostra conta com obras de seis artistas brasileiros que usam diversas técnicas para transformar o vidro em arte. Além de Cristiane e Dulce, a exposição apresenta também trabalhos de Lucas Recchia, Carol Badan, Regina Medeiros e Jaqueline Noleto.
De acordo com as organizadoras, os brasileiros não têm a cultura de fazer arte em vidro e as pessoas pensam que o vidro é utilizado apenas para confeccionar utilitários. “Falta informação no Brasil. Muita gente pensa que é caro, mas não é. É possível trabalhar com vidro reciclável e transformá-lo em grandes obras de arte. Por isso, é importante o trabalho de educação nesta área”, destaca Dulce.
O psicólogo Leandro Lins estava encantado com as obras expostas. “Uma única palavra define essa exposição: contemplação. A correria do dia-a-dia faz com que a gente entre no automático e viva na superficialidade. Aqui na exposição, eu consegui entrar num estado de contemplação”.
Vidro em Ação apresenta novidades e testa resistência e segurança dos materiais
Uma das atrações mais aguardadas da Glass South America, o Vidro em Ação, chamou a atenção dos visitantes, inclusive estrangeiros. O empresário Luis Blanco Nova veio do Uruguai para acompanhar as novas tendências do setor. “Já vim várias vezes à feira e fiz questão de voltar este ano porque estou ansioso pelas novidades”, afirmou.
No espaço, onde acontece o Vidro em Ação, há um cronograma de palestras que apresentam atualizações das normas técnicas de implantação dos vidros, além de testes de segurança e resistência dos materiais. As apresentações deste ano são comandadas por Ricardo Câmara, da Central do Vidraceiro e Serralheiro, que elogiou a feira. “A Glass está incrível e ver essa quantidade de máquinas nos mostra que o mercado está em pleno desenvolvimento, apesar de tudo o que passamos. O que mais me chamou atenção foi que a qualidade subiu bastante”, destacou.
O empresário Alan Barbosa Sobrinho assistiu à palestra sobre envidraçamento de sacadas e saiu satisfeito com o conteúdo. “Fiz várias perguntas, porque tinha muitas dúvidas. Volto para meu trabalho bem mais seguro para oferecer um serviço ainda melhor para os meus clientes”.
Hoje, o público acompanhou ainda o teste de resistência de vidro temperado, laminado e guarda-corpos.
O espaço Vidro em Ação é uma iniciativa da Abravidro (Associação Brasileira de Distribuidores e Processadores de Vidros Planos) e da NürnbergMesse Brasil e, este ano, conta a parceria do Laboratório Falcão Bauer da Qualidade na realização dos ensaios. A iniciativa tem, ainda, o apoio da ABNT, AGC, AGMAQ, AL Indústria, Cebrace, Divinal Vidros, Eastman, GlassecViracon, Guardian, Tec-Vidro, Tempermax e Vidro Certo.