A partir de segunda-feira, 27 de junho, os visitantes do DiamondMall vão se surpreender com esculturas e instalações inéditas de grandes artistas, arquitetos e designers com a Ação Modernos Eternos Street. Neste ano, o projeto homenageia a cultura de Belo Horizonte e escolheu um ícone especial como matéria-prima e inspiração: o Copo Lagoinha. Com curadoria de Marcos Esteves, os profissionais convidados receberam copos e estruturas de aço para desenvolver uma proposta artística, no formato ou suporte preferido, apenas com o desafio de representar algum aspecto da história de BH.
“Cada artista foi trabalhando à sua maneira e temos resultados muito interessantes que vão desde esculturas mais tradicionais até instalações em grande escala. A proposta foi explorar diferentes olhares e estéticas para esse objeto que é um símbolo tão forte. Todos os criadores são de Belo Horizonte e vão trazer suas vivências e percepções da cidade”, conta o curador.
Ao todo, serão cinco obras expostas no Piso L3 do shopping: A CRIAÇÃO, de Angela Costa; COPO NOSSO DE TODO DIA, de Fatima Miranda; ARAMUS, de Fred Pena; O CRISTAL MINEIRO, de Robson Emerik; OÚCOPIM, de Nara Freire. O projeto faz parte da programação da mostra de decoração Modernos Eternos, que, com sua Ação Street, leva obras de arte para espaços públicos de Belo Horizonte, provocando o cotidiano de quem transita por elas.
Os clientes do DiamondMall também poderão conferir, no Piso L2, seis grandes monóculos com fotografias dos ambientes da Modernos Eternos, que vão inspirar o público com o melhor do design, arquitetura e decoração, em seus pilares de mix&match de peças vintage e contemporâneas. A mostra de decoração Modernos Eternos acontece até 7 de julho no Edifício P7 Criativo, na Praça Sete.
A exposição fica até o dia 14 de julho no DiamondMall, com visitação gratuita.
Sobre o copo Lagoinha
Verdadeiro patrimônio da cultura belo-horizontina, o Copo Lagoinha está presente desde a boemia dos bares, até a alta gastronomia. Criado em 1947 por Nadir, o então copo Americano ganhou este nome por ser produzido, ainda que em São Paulo, por máquinas de origem norte-americana. Icônico, o copo chegou a representar o design brasileiro no Museu de Arte Moderna de Nova York. O nome Lagoinha já é oficialmente reconhecido pela fabricante, após petição popular, em referência ao bairro boêmio de mesmo nome onde, na década de 40, o copo foi apresentado e vendido à clientela dos bares, pela primeira vez, em Belo Horizonte.
SERVIÇO:
Ação Modernos Eternos Street
DiamondMall (nos pisos L2 e L3)
De 27/6 a 14/7
Mais informações pelo Instagram: @diamondmall e @modernoseternosbh
Romano Comunicação
Thiago Romano – 31 99282 6879 / thiago@romanocomunicacao.com
Instagram: @romanocomunicacao