A hiperconectividade e o imediatismo do consumo contemporâneo trouxeram inúmeros desafios às equipes de marketing, independentemente do porte e área de atuação das marcas. Presentes em multiplataformas, os consumidores ganharam fácil acesso aos produtos e serviços de interesse, a partir de impactos contínuos promovidos pelas marcas e suas campanhas de promoções e oportunidades, estruturadas por um timing objetivo e certeiro.
Se por um lado vemos consumidores cada vez mais satisfeitos e fidelizados às marcas que realizam este tipo de comunicação e abordagem, é nos bastidores, onde atuam os profissionais de marketing, que toda essa estratégia se torna possível e cada vez mais personalizada, por meio de soluções digitais, como as oferecidas pelos Ecossistemas de Inteligência.
Nesse sentido e com o objetivo de contribuir para a tomada de decisões baseadas em dados, a Gentrop, consultoria em tecnologia com expertise em criação de processos de transformação corporativa e gestão de dados, acaba de lançar a Gendaas, uma solução inovadora sob o conceito Data as a Service (DaaS).
Ao reunir, armazenar e auxiliar no gerenciamento de um grande volume de dados de consumidores e potenciais interessados em produtos e soluções oferecidos pelas marcas, o Gendaas traz um dashboard completo e detalhado, integrado exclusivamente com as tecnologias Salesforce Marketing Cloud e Google Cloud Plataform ( GCP ) capaz de provocar insights e mensurar os resultados de cada campanha desenhada pelos profissionais de marketing.
“Atualmente não existe mais pensarmos uma ação ‘no escuro’, comunicando a um público generalizado. É preciso saber se quem realmente precisa daquele produto ou está prestes a adquiri-lo poderá ser impactado durante a campanha. A competitividade é cada vez maior, então, a marca que chega primeiro e estabelece um relacionamento com o consumidor, é a que lidera o mercado.
Nesse sentido, as soluções oferecidas pelo Gendaas são capazes de dar todo o suporte para que o time de marketing consiga entender os indicadores das suas campanhas para de determinar as melhores práticas para marcar presença na jornada do consumidor”, explica Thales Calmon, diretor de vendas da Gentrop.
Por meio de uma metodologia e mecanismos únicos, o Gendaas permite que todas as decisões sejam tomadas a partir de uma série de dados conectados entre Google Analitycs e Salesforce Marketing Cloud, de forma segura, estratégica e confiável, com as últimas tecnologias de automação, big data e integrações inteligentes. A gestão de dados, por meio de relatórios inteligentes, que conectam dados em nuvem e ferramentas de análise, trazem além de insights valiosos, o direcionamento certeiro das campanhas, a partir da mensuração dos resultados, com os indicadores mais relevantes em todas as etapas da jornada do consumidor, do engajamento com a marca até a conversão em diferentes canais.
Para garantir a segurança e a assertividade na gestão e análise de dados, o Gendaas conta com o suporte dos aplicativos Google Data Studio e Google Cloud Platform, e também possui uma versão personalizada para o Datorama. Nessas plataformas, as informações são armazenadas e podem ser visualizadas de forma ágil. Além disso, os relatórios são preparados com inteligência e integração entre Marketing Cloud e Google Analytics.
Calmon destaca, entretanto, que além de adquirir ferramentas adequadas como as oferecidas pelos Ecossistemas de Inteligência, a capacitação das equipes é crucial. “Sem profissionais dedicados para acompanhar essas soluções, a geração de valor de negócio através dos dados pode acontecer de forma muito lenta, sempre um passo atrás dos concorrentes, ou nem mesmo acontecer. Por isso, além de estruturarmos toda a implementação de soluções como o Gendaas, trabalhamos nessa transformação com uma consultoria dedicada, de modo que as ferramentas tenham o máximo potencial explorado e aproveitado. Alinhando o aspecto humano, daqueles que serão responsáveis pela análise criteriosa dos dados, às soluções inovadoras, os resultados podem ser exponenciais”, complementa o executivo.