Vai até o dia 05 de outubro, as inscrições para o Núcleo de Cultura Digital “Elas na Rede” – curso presencial gratuito, com 196 horas, de tecnologia e novas mídias destinado para meninas maiores de 16 anos em situação de vulnerabilidade social.
Realizado pelo Instituto São Paulo de Arte e Cultura (ISPAC) e patrocinado pelo Instituto Marina & Flávio Guimarães, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o curso é voltado, preferencialmente, para residentes ou trabalhadoras de Belo Horizonte (MG). As interessadas devem estar cursando ou já terem concluído o ensino médio em escola pública.
As aulas do “Elas na Rede” começam no dia 09 de outubro e o curso contará com laboratório de informática, espaço de convivência e auditório com equipamento multimídia. Como projeto de conclusão de curso, cada turma irá desenvolver ao menos um aplicativo. Serão ao menos quatro aplicativos inéditos e/ou originais, voltados para a disponibilização de serviço cultural. Além das classes com professores especializados no setor, cada participante terá direito ao transporte gratuito* e receberá uma cesta básica mensal.
A meta é formar profissionais capazes de criar e desenhar soluções para o setor cultural em dispositivos digitais, desde sua concepção, propósito e plano de negócio, até o desenvolvimento em diferentes plataformas, publicação nas lojas de aplicativos e implementação e integração com diferentes provedores de serviços em nuvem.
“Com o “Elas na Rede”, esperamos ampliar a equidade de gênero em setores que, infelizmente, ainda são majoritariamente masculinos, como o de tecnologia e novas mídias. Hoje, para se ter ideia, apenas 37% dos cargos no setor são ocupados por mulheres, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais”, explica Marcia Gliosce, do ISPAC.
“A ideia do projeto”, continua, “é criar condições ideais para que mulheres possam obter conhecimento e aprender habilidades no universo da tecnologia e que sua presença seja cada vez maior em profissões deste setor, reconhecido pela alta demanda e excelente remuneração”, conclui.
“Este é um mercado repleto de oportunidades e remuneração competitiva, e com muito espaço para ser conquistado pelas mulheres. Queremos empoderar essas meninas para que elas possam conquistar seus sonhos e trabalhar nas áreas que desejarem”, ressalta Rosana Aguiar, superintendente de ESG, Cultura e Comunicação Interna Banco BMG e diretora do Instituto.
“É com muita honra que nós, do Instituto Marina e Flávio, decidimos patrocinar um projeto especial como este”, continua a executiva, “ele vem ao encontro de nosso propósito de multiplicar oportunidades e impulsionar a construção de um futuro melhor, mais justo, igualitário e cheio de possibilidades para todos”, finaliza.
As inscrições podem devem ser feitas online, no link do programa. A lista com as selecionadas será divulgada no dia 07 de outubro nas redes sociais do Elas na Rede.
*Conforme rota pré-determinada pelo realizador.
Serviço:
Carga Horária: 196 horas. Com encontros semanais de 3 ou 4 horas cada
Inscrições: até 05 de outubro de 2023
Divulgação das selecionadas: 07 de outubro
Início das aulas: 09 de outubro
Endereço: rua Niquelina, 895 – Santa Efigênia | Belo Horizonte – MG
Requisitos: a partir de 16 anos, gênero feminino, cursando ou já ter concluído o ensino médio em escola pública
Link de inscrição