A união e parceria entre importantes players do mercado cervejeiro fez surgir um projeto inédito e colaborativo para fomentar o ecossistema brasileiro. A Academia da Cerveja, lançada esta semana, é resultado de esforços e pensamentos conjuntos de iniciativas voltadas à educação cervejeira realizadas pelo setor nos últimos anos. Em parceria com o histórico instituto alemão VLB Berlin, e algumas das mais importantes escolas cervejeiras do país, como a Escola Superior de Cerveja e Malte, Instituto Ceres e Instituto Marketing Cervejeiro, o projeto busca democratizar o conhecimento e elevar o setor à alta performance de profissionalização.
Especialistas da Ambev e do mercado nacional e internacional são os responsáveis pelo desenvolvimento de conteúdos técnicos e exclusivos direcionados a especialistas na modalidade avançada da grade curricular dos cursos oferecidos pelo centro. Os alunos poderão contar ainda com cursos específicos baseados na metodologia de ensino da VLB Berlin, que possui mais de 140 anos de história, além de certificação reconhecida internacionalmente. A iniciativa contribui para, entre outras frentes, o avanço do setor cervejeiro brasileiro com o compartilhamento de conhecimentos técnico e prático relacionados a processos de produção, segurança de alimentos, sustentabilidade, tecnologia cervejeira, inovação e outros temas que potencializam a atuação desse ecossistema.
“Entendemos que a profissionalização, educação cervejeira e a democratização de conhecimento são processos essenciais para a solidificação e destaque do mercado brasileiro. Unir a expertise técnica e a experiência de grandes institutos de ensino cervejeiro em um único espaço fomenta o ecossistema e auxilia em um desenvolvimento saudável, conjunto e democrático”, explica Laura Aguiar, mestre-cervejeira e Head de Conhecimento e Cultura Cervejeira da Ambev.
Seguindo as mesmas premissas, a VLB Berlin se baseia nos pilares de ensino e compartilhamento de conhecimento sobre cerveja desde 1883. De acordo com Roberto Biurrun, coordenador da VLB Berlin para América Latina, “o instituto é hoje uma referência mundial na área de pesquisa, análise e suporte técnico, que forma anualmente grandes nomes da cena cervejeira”. Ainda segundo ele, dada a abrangência e impacto que a Academia da Cerveja conseguiria proporcionar entre os profissionais do mercado brasileiro, o instituto não poderia deixar de contribuir com o projeto que nasceu com os mesmos propósitos, sempre mirando a excelência de atuação dos especialistas.
Para as fundadoras do Instituto Ceres, Chiara Barros e Patricia Sanches, é cada vez mais importante pensar na democratização do conhecimento cervejeiro para a construção de um mercado com consumo mais consciente, diverso e inclusivo, tanto para quem produz, quanto para quem consome. “A Academia da Cerveja está alinhada à missão do Instituto Ceres de fazer a educação cervejeira alcançar todas as pessoas. Estamos muito felizes em participar desse projeto que nos dá a oportunidade de propagar nossa paixão pela cerveja com tantos outros apaixonados”, comentam.
Junto deles, na Academia da Cerveja, está também a Escola Superior de Cerveja e Malte, que apoia todas as ações em prol da democratização da cultura e do conhecimento sobre cerveja. “Juntar forças para levar educação cervejeira a todos os segmentos da sociedade e reforçar os fundamentos de um mercado saudável e sustentável é o que buscamos neste projeto. Um mercado cervejeiro mais preparado é um mercado cervejeiro mais forte”, analisa o diretor Carlo Bressiani.
Já de acordo com Érica Barbosa, fundadora do Marketing Cervejeiro, instituto que também faz parte da iniciativa, “ter uma sede para chamar de nossa na maior cidade do Brasil, com toda a estrutura que precisamos para oferecer o melhor aos alunos, é um passo importante para o Instituto Marketing Cervejeiro. E quando digo ‘nossa’, é no sentido da pluralidade desta escola colaborativa. Estar na Academia da Cerveja ao lado de outras instituições que admiramos nos aproxima de um público mais diverso”.
Esse movimento de união em prol do fortalecimento da educação e profissionalização cervejeira no país reflete um maior diálogo entre os componentes do mercado. Um dos principais pontos que essa iniciativa também mira é olhar para as falhas estruturais históricas para construir caminhos que direcionarão o setor nos próximos anos. Iniciativas focadas em diversidade e inclusão farão parte do projeto e guiarão todo o trabalho da Academia da Cerveja.
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