A procura por testes de Covid triplicou nos últimos meses e o número de testes positivos cresceu 500% de abril para maio, de acordo com os dados mais recentes divulgados pela Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica).
Neste contexto, a Bioclin, uma das maiores fabricantes de produtos para diagnósticos da América Latina disponibiliza no mercado o Autoteste Covid-19 Ag.
De acordo com Renata Araujo, Especialista de Produtos da linha de Imunologia da Bioclin, o compromisso da fábrica é disponibilizar no mercado um dispositivo de fácil utilização com a mesma qualidade dos testes que a Bioclin já fornece aos grandes laboratórios e serviços de saúde.
O exame permite que a pessoa realize todas as etapas da testagem, desde a coleta da amostra até a interpretação do resultado, sem a necessidade de auxílio profissional.
Uma das grandes vantagens desse processo é que a população pode adquirir os testes nas farmácias e levar para casa para utilizar no momento que julgar necessário. A indicação é realizá-lo em caso de suspeita de infecção com o aparecimento de sintomas ou após contato próximo com alguém que tenha testado positivo para Covid-19 recentemente.
Para isso, devem ser seguidas atentamente as informações das instruções de uso, que possuem linguagem simples e ilustrações do passo a passo.
A pessoa que realizar o autoteste para antígeno do SARS-CoV-2 deve estar ciente que o autoteste é considerado um teste de triagem, permitindo que sejam tomadas as medidas indicadas pelas entidades de saúde imediatamente, como isolamento ou até mesmo busca por auxílio médico para confirmação do diagnóstico.
A Bioclin ressalta que o resultado negativo não necessariamente indica a ausência da infecção por SARS-CoV-2, pois a coleta pode ter sido realizada em um momento em que ainda não havia carga viral suficiente para detecção pelo teste. Sendo assim, pode ser indicado a realização de um novo teste nos dias subsequentes.
Outro fato relevante é que o manuseio incorreto do produto pode alterar o resultado. Por isso, é imprescindível seguir as instruções de uso do produto indicadas pelo fabricante.
É importante ressaltar que o autoteste não é recomendado para pessoas com sintomas graves, como falta de ar, saturação abaixo de 95%, confusão mental ou sinais de desidratação.
Nesses casos é indicado procurar assistência médica imediatamente.
Komunic Comunicação Integrada