Em meio a pandemia de Coronavírus, hospitais de campanha estão sendo montados em diferentes regiões do território brasileiro. Para agilizar e melhorar a qualidade do atendimento dos casos suspeitos e confirmados da doença, as unidades de saúde estão de olho na informatização de seus processos. O grupo MV, líder em desenvolvimento de sistemas para a saúde, está apoiando estes locais com a solução de prontuário eletrônico.
A ferramenta faz parte da plataforma SOUL MV, que foi otimizada para os hospitais de campanha. A blumenauense Indyxa, empresa de infraestrutura de TI do Grupo MV, especialista em ambientes de missão crítica, e, com mais de 20 anos de atuação no mercado de assistência à saúde, é a responsável pela instalação e sustentação da nuvem que abriga os prontuários eletrônicos, permitindo a operação e alta performance do sistema nas estruturas temporárias.
Disponível em hospitais de campanha no Rio de Janeiro, Goiás e em Pernambuco, a solução suportará a operação de mais de dois mil leitos para atendimentos de casos de Covid-19. Além disso, o Hospital das Clínicas de São Paulo (HCFMUSP), cliente da MV, está ampliando a capacidade da unidade com mais 900 leitos.
A solução opera com recursos de telemedicina, informações e protocolos, indicadores relacionados a casos suspeitos, pessoas em isolamento, pacientes que estão progredindo, disponibilidade de leitos e alertas direcionados a Covid-19. “Além de tornar o atendimento ao paciente mais assertivo e direcionado, é possível que, de acordo com o crescimento destes hospitais, a infraestrutura de cloud se adapte para atender a demanda. Utilizar recursos de cloud possibilita elasticidade de forma vertical e horizontal, com isso o negócio sempre é atendido no tempo em que necessita”, explica Douglas Cassaniga, Cloud Manager da Indyxa.
Cassaniga destaca que a infraestrutura de cloud dos hospitais de campanha tem como principal característica o rápido provisionamento dos ambientes. “Cientes de que tempo é igual à vida, estes hospitais necessitam de um sistema operativo já nos primeiros dias de atuação. Temos casos que em menos de 48h o ambiente estava operando e disponível para o time de consultoria atuar”, conclui.