A CMI/Secovi-MG (Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato das Empresas do Mercado Imobiliário de Minas Gerais) promove mais uma edição do “Café da Manhã com o Mercado”. O objetivo do próximo encontro é debater temas importantes, como o mercado imobiliário, o mercado de capitais e a securitização. O evento será realizado no dia 16 de abril, às 9h, na sede da entidade (rua Sergipe, 1000, Savassi). As inscrições podem ser feitas no site do Sympla.
A abordagem dos temas ficará a cargo do engenheiro e mestre em finanças Marcelo Welikson e do economista Vinicius Machado. De acordo com Welikson, o mercado de capitais está emergindo como uma alternativa significativa no financiamento imobiliário, especialmente diante da saída líquida de recursos da poupança nos últimos anos. “O objetivo da apresentação no evento é enfatizar o papel crescente do mercado de capitais no financiamento imobiliário e explorar como isso pode auxiliar os clientes a obter melhores condições para captação de recursos”, afirma.
De acordo com ele, os dados do Centro de Estudos de Mercado de Capitais (Cemec-Fipe) revelam um aumento notável na participação de recursos provenientes do mercado de capitais na dívida consolidada das empresas, passando de 21,5%, em 2012, para 42,4% em 2023. Nesse período, outras fontes, como o crédito bancário e recursos do BNDES, diminuíram. “O acesso a esses recursos exige um rigoroso processo de auditoria e transparência nas informações. Apesar disso, a vantagem é clara: a possibilidade de uma redução do spread de crédito ao longo do tempo.”
Interface Comunicação Empresarial
André Stehling
(31) 99567.1566