Encontros internacionais, incluindo rodada de negócios. Parcerias com empresas, governos e instituições do setor produtivo e da sociedade. Eventos técnicos, inclusive para revelar talentos e desenvolver soluções. A formação de um conselho para ampliar a atuação das mulheres no mercado. E, ainda, a de um grupo específico para enfrentar o problema da falta de mão de obra.
Essas e outras ações fazem parte do balanço de 2021 da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação no Paraná (Assespro-PR). Mais do que um inventário das atividades realizadas, a retrospectiva subsidia as projeções para o ano novo. Em 2022, a meta é intensificar o trabalho realizado até aqui, com o intuito de enfrentar os desafios que a área de inovação no estado tem pela frente.
Será o ano que se encerra a gestão 2021-2022. Para o presidente da Assespro-PR, Lucas Ribeiro, o trabalho no biênio busca consolidar o caminho que vinha sendo percorrido pela entidade até então, e avançar, com medidas e ações que deem conta de desafios que surgem, à medida que as circunstâncias externas e a conjuntura se alteram.
Segundo o presidente da associação, além da escassez de mão de obra, há outros nós que o Brasil precisa desatar, para o pleno desenvolvimento de negócios no setor de TI. Por exemplo, a carga tributária pesada, que sufoca os empreendimentos; o acesso a linhas de crédito, ainda difícil, o que inibe investimentos; e a incorporação, pela sociedade, de uma cultura de transformação digital de fato, cita o líder.
Conforme ressalta Lucas Ribeiro, as ações desenvolvidas em 2021 pela Assespro-PR rumaram no sentido de enfrentar tais gargalos. Parcerias e atuação conjunta com órgãos dos governos estadual e federal, e mesmo municipais; com universidades; com entidades do setor produtivo (como Fecomércio); e com empreendimentos privados proporcionaram convergência de expertises e implementação de atividades e programas que continuarão a render frutos.
Como exemplo, eventos como Pitch Day e a Assespro Innovation Day – esta, inclusive, dentro da Semana de Inovação do Paraná, promovida pelo Governo do Estado. Já em Ciclo de Palestras realizado pela própria Assespro-PR, foi anunciada a ampliação de modalidades de financiamento do Programa Piloto de Mentoria em Propriedade Industrial (PI), para profissionais de instituições de ciência e tecnologia, e ainda aos que atuam em startups. O ciclo teve apoio do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Outra iniciativa da associação, o DevTalk contribuiu para ampliar o espectro de oportunidades para os empreendedores na área de inovação. Já a internacionalização das empresas de TI do Paraná foi fomentada por, pelo menos, dois eventos que aproximaram paranaenses de mercados externos.
Um deles foi uma rodada de negócios em conjunto com a plataforma chilena Mapomred, e que viabilizou uma parceria entre os paranaenses e empresários da cidade de Calama – polo de atividades minerais do Chile. Outro evento de repercussão foi um encontro virtual, mediado pela Assespro-PR, entre empresários paranaenses e de Valência, na Espanha.
Para que a Assespro-PR se dedique com foco especial a algumas questões, iniciou-se um trabalho de criação de grupos temáticos, logo no começo de 2021. O Conselho Consultivo de Mulheres em Tecnologia, por exemplo, volta-se para eliminar diferenças de gênero no setor. Mais ainda: ampliar a atuação das mulheres em todos os segmentos da área de inovação – inclusive em funções de desenvolvimento e de comando.
Outro grupo temático constituído em 2021 foi o “PeopleTech”, destinado a tratar de assuntos relativos à gestão de pessoas. O grupo promove a articulação entre os recursos humanos das empresas, com o objetivo de incrementar investimentos em qualificação e em carreiras, estimular talentos e identificar entraves em comum entre as organizações, superando-os.
Aliás, informação e diagnóstico são imprescindíveis para se entender a realidade, planejar e tomar decisões estratégicas. Por isso, sublinha o presidente da Assespro-PR, a parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR) para a elaboração do “Insight Reports” foi e será mantida. As publicações têm revelado indicadores nacionais e locais na área de TI elementares para que empresários e empresas, profissionais e especialistas, e lideranças e gestores compreendam a evolução da área de inovação.
“O ano de 2022 se apresenta com perspectivas de retomadas, depois do período mais crítico da pandemia de Covid-19. Mas – e até mesmo por isso – reserva desafios também. Alguns de ordem estruturais, como o da escassez de mão de obra qualificada. De qualquer forma, a Assespro-PR e todo o setor de inovação do Paraná, com toda experiência acumulada nesse trabalho incansável, estão prontos para novos avanços e conquistas”, assinala Lucas Ribeiro.