Rafaela Tavares é jornalista, especialista em marketing digital e redes sociais da Smartcom – Inteligência em Comunicação e responsável pelo e-book smartcom.net.br/manual-de-gestao-de-perfil-ilustrado
Manter um perfil atualizado e completo no LinkedIn é um diferencial para seu posicionamento como executivo e figura pública. A rede é uma ferramenta que amplia o networking, dá visibilidade ao profissional e suas conquistas. Mais de 46 milhões de brasileiros estiveram ativos na plataforma ao longo de 2020, segundo informações oficiais da própria rede, e o número de usuários globais chegou a 722 milhões, o que significa um alto potencial de negócios e contatos para a carreira corporativa nacional e internacional.
Mas como receber do próprio LinkedIn a classificação de Perfil Campeão e conseguir se destacar entre tantos profissionais e executivos presentes na rede? Se conferir e atualizar as informações sobre cargos e formação é o primeiro passo, o diferencial é incrementar com dados reais sua lista de competências, certificados, carregar imagens de capa e escolher bem a foto que irá apresentar você para esse universo corporativo. Confira como reformular seu próprio perfil e fazer uma boa gestão da sua atuação na plataforma:
Checklist
Inicie esse trabalho com uma checklist para verificar se todas as seções do perfil estão atualizadas. Renove a foto de perfil, foto de capa, localização, “Sobre”, experiência, atualização de cargo com informações corretas e descrições de atividades, experiências anteriores, formação acadêmica, licenças, competências, interesses e atividades. Mantenha as informações atualizadas sempre que houver uma mudança de cargo, iniciar ou concluir um novo curso ou obtiver uma licença ou certificado. Esse cuidado agregará valor à sua presença digital.
Artigos e curadoria
O LinkedIn permite a publicação de artigos longos nos perfis, recurso que possibilita que você dê dicas profissionais e comente a realidade do setor em textos mais aprofundados que as publicações padrões e podem ser encontrados até fora das redes, em pesquisas em plataformas de buscas na internet. É importante ter cuidado ao escolher temas atuais e abordagens que contribuam para a comunidade da rede, o que aumenta as chances de sua voz ser valorizada por outros usuários do LinkedIn.
Recomendações do LinkedIn
Outra ferramenta importante para transmitir credibilidade e integração de equipe é o recurso de recomendações. A rede permite que os usuários deixem pequenos textos que descrevem o impacto profissional de nossos colegas e executivos nos perfis deles. E vice-versa. Funciona como uma troca que valoriza vocês mutuamente. Basta entrar no perfil, encontrar a seção de “Recomendações” e clicar no botão “Recomende Fulano” (será personalizado com nome de cada profissional). Em seguida, você terá opções para indicar qual sua relação com a pessoa no trabalho e sobre qual cargo dela você recomenda. Aperte em “Avançar” e escreva a recomendação.
Com o uso dessas ferramentas, você vai tirar muito mais proveito dessa rede social que é hoje a mais importante no mundo profissional.