Nesta quarta-feira, 10 de março, a atriz mineira Teuda Bara apresenta o espetáculo Doida no Quintal, ao lado do filho Admar Fernandes. O espetáculo traz uma versão híbrida da peça Doida, primeiro trabalho da atriz com o filho. A adaptação para o formato virtual tem direção de Inês Peixoto. A apresentação será transmitida às 19h, no canal da Diretoria de Ação Cultural da UFMG no YouTube (youtube.com/culturaufmg).
Teuda Bara é atriz e fundadora do Grupo Galpão, atuando na maior parte dos espetáculos do grupo. Figura marcante das artes cênicas em Minas, a atriz foi homenageada pelo projeto Janelas Urbanas, do Circuito Municipal de Cultura, com a recriação do mural produzido em homenagem à artista, em 2017, pelo coletivo de artistas mulheres Minas de Minas Crew. A pintura, que foi refeita depois de ter sido apagada no Centro de BH, agora está em um novo endereço, estampando a parede externa do Centro de Referência da Juventude (CRJ). A inauguração aconteceu na segunda-feira, 8 de março.
Sobre o espetáculo
Toda manhã os meninos desciam para tomar banho no riacho e pegar passarinho. Mas era bom passar pela casa da Doida e provocá-la. Assim, gerações sucessivas de moleques passavam pela casinha, miravam as vidraças e lascavam uma pedra. E a Doida respondia furiosa. Toda cidade tem seus doidos. Quase toda família os tem. Doida é uma visita do espírito de Minas à loucura. O outro lado, para além das paredes desgastadas daquela casa que, apesar dos ares de abandono, é ainda habitada. Mas quem a habita, e quais são seus hábitos? Doidos são também anjos tortos, podendo revelar outras realidades e nos convidando para o lado gauche da vida.
Programação do Festival
A programação do penúltimo dia do Festival de Verão UFMG ainda inclui a apresentações de dança, poesia e exposições.
Ao meio-dia, será transmitida a apresentação de dança Nos passos do Grupo Sarandeiros: 40 anos de histórias. A performance traz seis vídeos com coreografias desenvolvidas de forma remota pelos participantes ao longo de 2020, em apresentações que demonstram a diversidade cultural do Brasil.
E tem programação nas ruas. A partir das 19h30 começam as projeções da Mostra Universidade Cidade, que nesta quarta-feira será realizada na Estação São Gabriel e na Fachada Digital do Espaço do Conhecimento UFMG.
Todas as atividades são gratuitas. A programação completa está disponível no site do Festival: http://www.ufmg.br/festivaldeverao.
Acompanhe o Festival:
No Instagram: festival_ufmg
No Facebook: festivaldeverao
No Twitter: @festivalufmg