Faltando menos de 30 dias para a celebração de mais um Dia de Cooperar (Dia C), considerado o maior movimento de responsabilidade social do cooperativismo brasileiro, que nasceu em Minas e completa 15 anos de criação. No dia 1º de julho, sábado, as cooperativas mineiras vão realizar ações em todo o Estado para marcar a data. O Sistema Ocemg, entidade que representa o cooperativismo no Estado, promove evento gratuito e aberto ao público, na Praça da Assembleia, para as comemorações do dia. A programação inclui atrações culturais e gastronômicas, além orientações para saúde e bem-estar da população.
Idealizado em 2009 pelo Sistema Ocemg, o programa Dia de Cooperar estimula o voluntariado nas cooperativas, que ao longo do ano promovem ações solidárias nas comunidades em que estão inseridas, a fim de colaborar para um mundo mais justo e sustentável. O êxito do Dia C é tão grande em Minas que inspirou cooperativas de todo o Brasil, que hoje também desenvolvem o programa. A celebração acontece sempre no primeiro sábado de julho, e existem muitos motivos para festejar. Basta conferir os números.
Em 2022, as campanhas beneficiaram 586 mil pessoas, o equivalente à população de Juiz de Fora, na Zona da Mata, um dos municípios com maior número de habitantes do interior de Minas. As ações foram desenvolvidas por 271 cooperativas, contemplaram 365 municípios e mobilizaram 14 mil voluntários.
As iniciativas das cooperativas no Dia C em Minas atendem aos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a pobreza, proteger o planeta e assegurar que todos tenham paz e prosperidade. Os ODS incluem, como exemplo, saúde e bem-estar, erradicação da pobreza e redução das desigualdades, além de energia limpa e acessível. As ações do Dia C estão atentas ao ESG, que reúne propostas relacionadas a meio-ambiente, responsabilidade social e governança, cada vez mais em evidência no mundo dos negócios.
Ao longo do ano, as cooperativas desenvolvem várias campanhas, que envolvem, por exemplo, arrecadação e doação de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade e entidades filantrópicas; recolhimento de fraldas para asilos; projetos voltados para a preservação ambiental, como palestras nas escolas sobre coleta seletiva e reciclagem; e até estímulo à doação de sangue para abastecer os bancos dos hospitais.
Sobre o Sistema Ocemg:
O Sistema Ocemg é formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg) e pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG). A Ocemg é o órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado. Já o Sescoop-MG é responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas. A Ocemg ainda integra a Federação dos Sindicatos das Cooperativas dos Estados de Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais e Santa Catarina (Fecoop-Sulene).
O Sistema dá orientação e apoia as cooperativas para a gestão eficiente do setor, oferecendo cursos, treinamentos, palestras e seminários que integram e fortalecem as sociedades cooperativas.
Em 2020, a Ocemg completou 50 anos de história e o Sescoop/MG 20 anos de atividades. O resultado é um Sistema consolidado e de credibilidade que abrange um universo aproximado de 800 cooperativas dos mais diversos ramos e mais de 2,4 milhões de cooperados.
ETC Comunicação
Jihan Kazzaz
jihan@etccomunicacao.com.br
(31) 99194-5966