Solidez, inovação e comprometimento. É seguindo essa tônica que a Farmácia Artesanal comemora seus 40 anos de fundação em 2021, registrando resultados positivos mesmo em meio a um cenário de crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, que abalou toda a economia do país.
Fundada em 1981, a primeira unidade da Farmácia Artesanal foi aberta em Goiânia a partir do sonho de criar um ambiente personalizado para oferecer medicamentos e produtos cuidadosamente manipulados e uma experiência única para os clientes. Atualmente, a Artesanal é líder de mercado – sendo uma das maiores no segmento magistral das Américas e, mesmo em um cenário de incertezas, vive um momento positivo e de expansão.
Enquanto o PIB brasileiro apresentou recuo de 4,1% em 2020 em relação ao ano anterior, a Artesanal comemorou um crescimento de cerca de 15% nas vendas de produtos manipulados no último ano. Esse resultado vem impulsionando a empresa na contramão da crise. “As pessoas estão preocupadas com a saúde e prevenção, seja por meio do isolamento social e das recomendações da OMS, como também da possibilidade de se vacinarem contra a Covid-19. As tendências mostram que elas estão mais preocupadas em se proteger. Por consequência, os medicamentos manipulados – nosso trabalho – têm sido extremamente valorizados”, aponta Evandro Tokarski, CEO da Artesanal.
Crescimento alavanca geração de empregos
Ao passo que outros setores amargam prejuízos e cogitam resultados negativos para 2021, a Farmácia Artesanal projeta um crescimento ainda maior para o segundo semestre deste ano, alcançando os 18%. De acordo com o CEO, esse incremento se deve as inovações geradas, novos negócios, como a expansão de franquias, além do foco nas relações com os clientes. “Crescemos no último ano mais de 15% somente com a taxa de empregos”, revela.
Essa conquista se torna especialmente relevante em um contexto de desocupação com nível recorde, chegando à marca dos 13,5% no Brasil em 2020 – um total de 13,4 milhões de brasileiros sem trabalho. Na contramão, a Associação Nacional de Farmacêuticos Magistrais – Anfarmag registrou aumento no número de contratações de novos funcionários em farmácias de manipulação a partir do mês de maio de 2020. Somente em julho do ano passado, 31% das empresas afirmaram ter realizado uma ou mais contratações.
Corroborando com esses números, a Farmácia Artesanal emprega, atualmente, mais de mil colaboradores nas suas mais de 52 unidades espalhadas por cinco Estados brasileiros – Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Pará e Mato Grosso. “Geramos mais renda, mais possibilidades para as famílias que se juntam ao nosso grupo, além de desenvolvimento e treinamentos constantes. Isso, para nós, é uma responsabilidade muito grande, além de um sentimento de muito orgulho e gratidão pois sabemos que estamos contribuindo de forma muito positiva para a nossa sociedade”, acredita Evandro.
Tokarski destaca ainda a capacidade de superação da empresa em suas quatro décadas de fundação, elemento essencial para se destacar em um cenário de retração como o atual. “Ao longo desses 40 anos passamos por 8 crises no Brasil . Momentos como esse o crescimento e fortalecimento da marca é possível, pois temos um time forte, conectado com o propósito da Artesanal, que é de “promover uma oportunidade única, agregando valor à vida das pessoas”, aponta.
Saúde como serviço essencial
Além desses fatores, outro motivo que possibilitou o alcance de resultados positivos foi fato de as farmácias de manipulação fazerem parte do rol de serviços essenciais e terem sido muito demandadas pela sociedade neste período de incertezas. Apesar de enfrentarem terreno desconhecido no início da pandemia, dados da Anfarmag mostram que, entre maio e julho de 2020, houve uma elevação da venda de produtos manipulados, com índices que variam entre 20% e mais de 50% do volume de comercialização.
Esses números reforçam uma tendência de comportamento que vem sendo observada desde o início da pandemia: a de uma busca maior pela personalização dos tratamentos. Segundo Evandro Tokarski, a importância do tratamento individualizado na medicina, e também dos medicamentos magistrais, remonta às décadas de 1940 e 1950, quando só existiam as farmácias de manipulação no Brasil, que, agora, se revelam que são essenciais. “O segmento magistral é o único que consegue trazer essa possibilidade de individualização do tratamento, oferecendo para cada paciente o medicamento necessário, na quantidade necessária em função da idade, da saúde, do peso, do estado clínico da pessoa. Assim se individualiza de fato o medicamento e, por consequência, o produto tem resultado seguro e mais eficaz”.
Vale lembrar que, durante a pandemia, as farmácias de manipulação foram demandadas não apenas pelo consumidor final, mas também pelos médicos, hospitais, que viram aumentar o número de pacientes acamados e entubados, que frequentemente precisam de formulações especiais. “O produto que a Farmácia Artesanal produz é essencial, por isso, continuamos trabalhando e nos dedicando fortemente para oferecer medicamentos de qualidade, serviços, novas tecnologias, para poder atender a necessidade dos nossos clientes”, reforça Evandro.
Comércio eletrônico: inovação impulsiona vendas
Outro fator que contribuiu positivamente para os resultados da Farmácia Artesanal foi a comercialização on-line de seus produtos. Em um momento em que ficar em casa se revelou primordial, poder fazer as compras por meio virtual se tornou prioridade na vida de muitos brasileiros.
É o que mostram os dados levantados pela agência Conversion por meio do relatório “E-commerce no Brasil”. O ranking revela que, em 2020, o segmento de farmácia e saúde cresceu 85,7% no meio virtual entre fevereiro de 2020 e o mesmo mês de 2021. Ao todo, nas 52 semanas analisadas, foram cerca de 542,45 milhões de acessos em sites do setor.
E é assim, com foco voltado para a inovação, a qualidade e o cuidado com seus colaboradores e clientes, que a Farmácia Artesanal chega à sua 4ª década. “Para nós, é motivo de muita alegria estar comemorando esses 40 anos, haja vista que poucas são as empresas que chegam a essa marca. Quero dizer o quanto somos gratos a Deus e à nossa equipe pelo trabalho, aos profissionais de saúde que confiam no nosso trabalho, aos nossos fornecedores e claro aos clientes por a razão da existência da nossa empresa. Nada se faz sozinho, se faz com pessoas. Alinhadas na missão de promover saúde e bem estar”, conclui Tokarski.