Intensificando o diálogo e as parcerias com a cena musical mineira, de setembro a novembro de 2021, o Galpão Cine Horto (GCH) apresenta seis shows de artistas da cena musical independente de Minas Gerais no Festival de Música Som & Fúria. Acauã Ranne, Tamara Franklin, Nádia Campos, Simplicidade Samba, Mac Júlia e Assanhado Quarteto são selecionados desta 3ª edição. Acauã será o primeiro a se apresentar no dia 18 de setembro, às 19 horas.
Em 2021, o Som & Fúria tem seu formato atualizado, pensado para o público das redes. Nessa edição, todos os shows da temporada serão apresentados quinzenalmente no canal do Youtube do Galpão Cine Horto.
Selecionados por edital que recebeu mais 100 inscrições, os artistas recebem infraestrutura para a realização do show virtual e cachê, ainda receberão o show gravado e editado em alta qualidade para que possam utilizar do material para difundir suas criações e divulgar suas carreiras.
O Som & Fúria, iniciado em 2019, é uma iniciativa do centro cultural do Grupo Galpão que consolida uma experiência acumulada de mais de duas décadas de atuação em favor do fortalecimento do cenário das artes em Belo Horizonte. Com o projeto, o Galpão Cine Horto reforça o diálogo com o setor musical, posicionando-se como espaço de encontro de cantores, compositores, instrumentistas, técnicos e pesquisadores com o público da cena musical mineira e belo horizontina.
Por meio da realização em formato virtual, o festival continua a expandir suas fronteiras para além da geográfica da zona leste da capital mineira, e visa dar mais visibilidade à geração emergente de artistas mineiros. Uma novidade desta edição é que o projeto Som & Fúria será lançado nas principais plataformas digitais como Spotfy, Deezer, uma iniciativa que busca ampliar a difusão da produção musical do nosso estado.
PROGRAMAÇÃO
18/setembro – Acauã Ranne
No primeiro show da temporada, o Som & Fúria recebe Acauã Ranne, que traz um som instrumental com raízes afro-brasileiras. Filho do percursionista Santonne Lobato, e sobrinho do músico Sérgio Pererê, Acauã trilhou desde cedo um repertório que passa pelos ritmos do candombe ao jazz, com improvisos e harmonias sofisticadas.
2/outubro – Tamara Franklin
Estreando os shows de outubro, Tamara Franklin sobe ao palco com o show “Fugio – Rotas de Fuga Pro Aquilombamento”, com as músicas de seu disco homônimo. O som é uma composição de ritmos africanos e afrobrasileiros. Tamara é cantora, compositora e MC, e escreve rap desde criança, tendo criado o grupo H2S2 na adolescência e lançado seu primeiro álbum, “Anônima”, em 2015.
16/outubro – Nádia Campos
Nádia Campos traz ao palco do Som & Fúria o show de lançamento de seu terceiro álbum “Luz Peregrina”. Ela é cantora, compositora, pesquisadora, educadora e produtora. Canta desde pequena e já dividiu o microfone com Rubinho da Vale, Dércio Marques e outros. Sua música resgata raízes brasileiras e latinas.
30/outubro – Simplicidade Samba
O grupo Simplicidade Samba vem com uma pesquisa musical voltada pros primeiros batuques ancestrais trazidos ao Brasil na Diáspora Africana. No Som & Fúria, o grupo lança o DVD “O samba fala por nós”, trabalho de sambas autorais de integrantes do grupo, além de parceria com outros compositores sambistas da cena de BH.
13/novembro – Mac Júlia
Mac Júlia lança seu primeiro álbum no palco do S&F. Ela é artista, mãe solo, produtora e empresária e com apenas 22 anos, é uma das figuras mais ativas da região metropolitana de BH. Em 2018 lançou o EP “S U A S Ó R I A” e em 2019, o disco “Sextape: Love me two times”. Em 2020, em collab com o artista Pejota, lançou o EP $IMBIO$E.
27/novembro – Assanhado Quarteto
O grupo Assanhado Quarteto comemora 10 anos de carreira com o show de lançamento do segundo disco, “Jararaca”, resultado de um extenso projeto de pesquisa sobre o gênero choro. O grupo surgiu tocando choro com uma formação pouco convencional, que utiliza instrumentos como o baixo-acústico, a bateria, a guitarra e o vibrafone, somados aos tradicionais violão de sete cordas e cavaquinho.