Nadia Murad, ativista iraquiana, Prêmio Nobel da Paz, será a próxima conferencista da Temporada 2023 do Fronteiras do Pensamento. Ela se apresenta no dia 19 de junho, em São Paulo. Ao lado do médico Denis Mukwege (que também foi conferencista do evento), Nadia recebeu o Nobel em 2018 e concentra seus esforços na conscientização de grandes lideranças internacionais para pôr fim ao uso da violência sexual em guerras e conflitos armados.
Aos 21 anos, Nadia foi sequestrada e passou três meses sob jugo do grupo terrorista Estado Islâmico. Os horrores que viveu, descritos no livro Que eu seja a última (2017), foram o combustível para sua luta como embaixadora da Boa Vontade da ONU.
A escritora e jornalista espanhola Rosa Montero abriu a série de conferências, no último dia 29 de maio, em São Paulo. Rosa falou sobre o papel da literatura na compreensão da realidade que vivemos.
Com 16 anos de história, o Fronteiras do Pensamento já realizou mais de 300 conferências e impactou um público superior a 300 mil pessoas. A cada edição, o projeto se expande e conquista novos espaços.
Além de assistir aos encontros presenciais e online, os participantes também terão acesso à gravação dos encontros na plataforma do projeto. A venda dos pacotes de ingressos é feita pelo site https://fronteiras.com.
Neste ano, as conferências em São Paulo acontecerão no B32 (Av. Brg. Faria Lima, 3732) e, em Porto Alegre, ganham casa nova, no Teatro Unisinos (Av. Nilo Peçanha, 1.600).
Entre o Caos e a Ordem
A convite do curador Fernando Schüler, os pensadores devem abordar neste ano o tema “Entre o Caos e a Ordem”. Schüler trata do evento como “um guia sobre como navegar em uma era de incerteza”, marcada por sobrecarga de informação, fake news e ameaça de tornar humanos obsoletos diante das novas tecnologias. “Nosso tempo realizou a profecia de Jean Baudrillard: o mundo virtual se equipara, quando não se sobrepõe, ao real”, avalia Schüler. E complementa: “As desordens mentais vêm crescendo, e talvez sua maior síndrome contemporânea é a captura da atenção. A dispersão provocada pelo consumo digital, pelos aparelhos, pela inutilidade, pela imagem abundante, pela sedução dos algoritmos, pelas redes sociais”.
O Fronteiras do Pensamento tem a realização da Delos Bureau, uma empresa do Grupo DC Set especializada em entretenimento cultural.
FRONTEIRAS DO PENSAMENTO 2023
17ª TEMPORADA – Entre o Caos e a Ordem
Conferências presenciais em São Paulo
29 de maio – Rosa Montero
19 de junho – Nadia Murad
3 de julho – David Eagleman
7 de agosto – Michael Sandel
11 de setembro – Douglas Rushkoff
2 de outubro – David Wengrow
Conferências online
30 de agosto – Luc Ferry
31 de agosto – Eduardo Giannetti e Christian Dunker