“Solicitei urgência na liberação dos recursos das duas emendas de minha autoria para investimento e custeio na Instituição, que tem reconhecimento mundial, sob coordenação do superintendente, Maurício Sérgio. O assessor do secretário de Estado da Saúde, Ibiraty Martins (Bira) garantiu prioridade à solicitação, devido à sua importância regional. Vamos juntos vencer esse difícil momento”, declarou o deputado Gil Pereira, após reunião realizada na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (11/05/21).
Referência em média e alta complexidade para 86 cidades da região, a Santa Casa realiza mais de 100 mil procedimentos de saúde por mês, 80% dos quais através do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo população estimada de 2 milhões de pessoas do Norte de Minas Gerais, dos vales do Jequitinhonha e Mucuri, além do Sudoeste da Bahia.
“Desde o início da minha vida parlamentar, a área da saúde é prioridade no meu trabalho na Assembleia, a exemplo da parceria que mantenho com toda a equipe da Santa Casa, contribuindo através de recursos e ações para custeio e aquisição de equipamentos, que ajudem a salvar vidas e cuidar das pessoas do Norte de Minas Gerais, especialmente nos momentos em que mais necessitam de suporte do poder público”, ressaltou Gil Pereira.
150 anos
No ano em que completa 150 anos, a Santa Casa de Montes Claros foi reconhecida como um dos melhores hospitais do mundo pela revista americana Newsweek, por meio de ranking que divulga anualmente, o “World’s Best Hospitals 2021” (em tradução livre: Melhores Hospitais do Mundo 2021). O ranking, divulgado no último mês de março, posiciona o maior hospital do Norte de MG na 30ª colocação – ranking brasileiro.
Para o superintendente Maurício Sérgio Sousa e Silva, receber a premiação é motivo de grande honra para o hospital. “Ser reconhecido entre os melhores hospitais do mundo por pesquisa feita por grupos qualificados, empresas renomadas e com critérios rigorosos, classificando a Instituição filantrópica em patamar de extrema excelência, deixa-nos muito felizes, porque mostra o quanto estamos no caminho certo e que vale a pena todo o esforço, dedicação e trabalho da nossa equipe, o que motiva ainda mais o corpo clínico e os colaboradores”, salientou ele.
A pesquisa de uma das mais renomadas publicações internacionais é feita a partir da apuração com especialistas, pacientes, indicadores da área e tecnologia de ponta. Na edição da premiação em 2021, foram reconhecidas instituições médicas em 25 países: Brasil, EUA, Canadá, Alemanha, França, Reino Unido, Suíça, Coréia do Sul, Japão, Cingapura, Austrália, Israel, Suécia, Dinamarca, Noruega, Finlândia, Tailândia, Itália, Índia, Espanha, México, Polônia, Áustria, Bélgica e Holanda.
Orgulho para região Norte e toda Minas Gerais
Com o reconhecimento, embora não sediada em uma capital, a Santa Casa consolida-se na mesma lista em que estão incluídos hospitais de referência como Israelita Albert Einstein (SP), Moinhos de Vento (RS) e Sírio-Libanês (SP), que figuram respectivamente em 1º, 2º e 3º lugares do Brasil. “Não poderia deixar de agradecer também ao arcebispo de Montes Claros, dom Justino, ao nosso provedor, Gilson Caldeira, à nossa Irmandade, aos membros que a compõem e ao Conselho Fiscal, que confiam no nosso trabalho, em busca do melhor atendimento à população”, destacou o superintendente.
O maior hospital do Norte de MG realiza mais de 1,5 milhão de atendimentos médicos por ano, com predominância de atendimento a pacientes SUS, contando com mais de 1.800 colaboradores que compõem seu corpo laboral e clínico.