De olho nas tendências para o próximo ano, o Grupo EP deu início ao “cardápio” de oportunidades para 2023, mantendo a tradição de ser pioneiro no lançamento de iniciativas que auxiliam as marcas a se planejarem com antecedência e com atuação no interior paulista e sul de Minas. O Grupo EP, formado por veículos de comunicação EPTV (afiliada Rede Globo), rádios CBN e Jovem Pan, portais g1 e ge, acidade on e Tudo EP, empresas de eventos OA Eventos e EP Painéis, antecipou os projetos de 2023 para o mercado publicitário, os quais acompanham a jornada do consumidor de ponta a ponta. Dentre as novidades estão o Play no Agro, o Merchandising de Jornada e o Arena Intergames.
O diretor comercial do Grupo EP, André Giron, ressalta que os projetos do Grupo EP são multiplataforma e estão alinhados com o comportamento do público e receptividade do mercado publicitário, focando no propósito das iniciativas, em experiências imersivas, pluralidade e autenticidade. Dessa forma, a campanha do cliente pode transitar em diversos canais, compondo uma jornada 360°. “Os projetos inéditos são resultado de um amplo estudo junto às demandas dos clientes e as ações consolidadas são aprimoradas a cada ano para garantir o seu sucesso junto ao público e resultados para os anunciantes. A nossa essência continua a ser reforçar nossa presença regional“.
Uma das novidades para o próximo ano é o Merchandising de Jornada. O produto consiste em ações de conteúdo que acompanham a programação de entretenimento da EPTV, afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo e no sul de Minas Gerais, no final de semana, se complementando entre os programas e gerando uma conversa entre os apresentadores. As ações, que são transmitidas aos sábados nos programas regionais Chega aí, Terra da Gente e Mais Caminhos, são acompanhadas de especiais publicitários nos portais de notícia do Grupo EP, fortalecendo a multicanalidade dos projetos comerciais. ”Somente neste ano de 2022, a área de Branded Content do Grupo EP cresceu 35%, com oportunidades de conteúdo de marca e também comerciais ao vivo”, ressalta Giron.
O Arena Intergames, competição de esportes eletrônicos que aconteceu pela primeira vez em Ribeirão Preto expande para Campinas em 2023. O evento reúne o público geek em torno de jogos, inovação, tecnologia e cultura, sendo uma oportunidade de live marketing para as marcas. Além de disponibilizar o espaço em arena para o mercado publicitário, a competição também conta com mídia na televisão e no digital.
A gerente de marketing do Grupo EP, Andréa Torres Lona, ressalta que o Grupo EP possui um diverso leque de oportunidades, oferecendo soluções que atendem a dor do cliente e conversam com seu público-alvo. “Há, ainda, a possibilidade de cruzamento de oportunidades e de cocriação de projetos específicos para a necessidade do cliente. A empresa investe em meios diversos para falar sobre temas diversos”.
Neste ano, o Grupo EP estreou ainda projetos como o Circuito CBN de Beach Tennis, Rota do Arraiá e o lançamento do portal Tudo EP. A gerente ressalta ainda as soluções em comunicação customizadas, que são desenvolvidas junto às marcas e agências publicitárias. “Sabemos que a nossa prateleira de projetos é diversificada. E entendemos que as marcas também buscam alternativas sob medida para impactar seu público juntamente com a nossa expertise de criar conteúdo”.
Em 2023, o Grupo EP continuará oferecendo oportunidades já conhecidas pelas marcas. As empresas poderão associar seu nome a eventos e projetos como Corrida Integração, Taça EPTV de Futsal, Circuito CBN de Beach Tennis, Tudo Decoração, EPTV na Escola, Árvore Mágica, Super Mega Burguer, Big Best Beer, Rota do Arraiá, Parada Pet, festas regionais, João Rock, Ribeirão Moto Festival e Viva Cidades. “Essas opções são ideais para quem pretende gerar experiência e construir relacionamento com o cliente, valorizando saúde, cuidado, educação, solidariedade, gastronomia e cultura”, completa Andréa Torres Lona.
O novo programa da EPTV, Play no Agro, é voltado para a cadeia produtiva do agronegócio e vai levar informação sobre tecnologia e inovação para aumento da produtividade e redução dos custos de manejo. “O programa, adaptado de um canal parceiro, une inovação, agronegócio e empreendedorismo em uma oportunidade tanto para televisão quanto para digital”, conta Leandro Dorigatti, Supervisor de Marketing do Grupo EP.
Para construir a marca se associando a segmentos específicos através de patrocínios e ações no conteúdo, o mercado publicitário pode contar com a programação do Grupo EP. Programas como Chega Aí, Churrasqueadas, Tudo Inovação, No Pé do Café, Terra da Gente, Histórias Daqui e Mais Caminhos continuarão a fazer parte da grade horária em 2023.
As marcas podem, ainda, patrocinar campanhas de vídeo em datas comemorativas ou relacionadas à saúde e à utilidade pública e trabalhar com formatos especiais como comercial ao vivo, podcast e videocast, marketing de influência, painéis rodoviários, streamings e gameficação. Tudo para estimular a inovação e o vínculo da marca com o segmento e com o público.
Novos serviços
Neste ano, o Grupo EP lançou também serviços para aprimorar a experiência dos anunciantes, com o Hub de Influenciadores e a Mesa de Performance. No Hub de Influenciadores, as marcas podem contar com a curadoria e planejamento do Grupo EP para a produção de conteúdo em redes sociais e ter um portfólio de influenciadores regionais parceiros para aprimorar suas campanhas.
Já a “Mesa de Performance”, novo serviço da área comercial do Grupo EP, auxilia marcas parceiras a tomarem decisões cada vez mais efetivas em suas comunicações. O projeto coloca uma lente analítica nos investimentos em mídia dos anunciantes, com o propósito de mensurar, expor os resultados das ações de mídia e otimizar o investimento para buscar mais resultados para o cliente, baseando-se em dados obtidos pelo Grupo EP e pesquisas com o cliente final para propor campanhas alinhadas à sua jornada.
Para isso, o projeto “Mesa de Performance” coloca a inteligência e a estratégia no foco das campanhas. Danielle Senatore, gerente de planejamento de mercado do Grupo EP, conta que o projeto totalmente customizado escuta a dor do cliente, ajudando-o a entender sua necessidade de comunicação e a desenvolver ações mais efetivas. “Nós concentramos métricas, análises de indicadores obtidos pelo Grupo EP e também pelo cliente, resultados de pesquisas, dados de ferramentas de mercado que nos permitam apoiar o cliente a tomar as melhores decisões de mídia. Com o projeto, o cliente recebe a adequação da campanha ao longo da veiculação se necessário, product owner dedicado ao projeto, mais agilidade nos processos e possibilidade de pesquisas especiais do segmento e com o consumidor, além de pesquisas exclusivas a partir de seu indicador de performance”.