Uma marca forte e referência em compromisso, inovação e sustentabilidade. É assim que o Grupo EPO tem sido reconhecido em três décadas de atuação no mercado da construção civil em Minas Gerais. São mais de 400 obras de alto padrão entregues e 1,5 milhão de metros quadrados construídos com requinte e qualidade. O Grupo atua em diversos segmentos como residencial, imóveis comerciais, loteamentos e shopping centers.
A empresa foi fundada em julho de 1992. De um lado, o início da era Itamar Franco, momento econômico muito difícil para o país. De outro, a criação da EPO, empresa que surgia com coragem, ousadia e crença na realização de um bom trabalho. Depois de ter estagiado e trabalhado em diversas construtoras em Belo Horizonte, Gilmar Dias dos Santos, diretor-presidente da EPO, em parceria com a esposa, Eliana Pimentel, e o irmão, Jairo Dias, fundou a empresa com a intenção de realizar um trabalho na área da construção civil que reunisse qualidade, funcionalidade e inovação. Foi o início de uma história de sucesso.
Em 2018, em um cenário de lenta recuperação da economia e de baixa confiança do empresário da construção civil, a construtora inovou mais uma vez e apostou na reestruturação de sua gestão. A empresa adotou uma estrutura composta de unidades de negócios autônomas e interdependentes. “Com a nova forma de organização, a EPO passou a seguir a estratégia de simplificar e dar maior velocidade no processo de tomada de decisões, além de mais sinergia às diferentes áreas de atuação da empresa”, enfatiza Gilmar.
“Aprendemos sempre a traçar as melhores metas e estratégias, e que os números são um reflexo da qualidade dos serviços prestados, das sólidas parcerias e da satisfação de clientes e colaboradores. A versatilidade da construtora na busca de soluções inovadoras e o atendimento diferenciado, somados à qualidade dos produtos e visão de mercado, também são fatores responsáveis pelo crescimento da empresa”, analisa o fundador da EPO. Desde o início, a empresa investe em soluções para revolucionar o setor da construção. Cada obra, serviço e empreendimento da EPO é marcado pela inovação. Já a tradição está presente em valores que não mudam com o tempo: qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente fazem parte da mentalidade da empresa e de seus colaboradores.
A política da empresa é a melhoria contínua do sistema de gestão para gerar resultados com excelência por meio do atendimento aos requisitos aplicáveis ao negócio, com foco na satisfação dos clientes, aliado à sustentabilidade. O Grupo EPO comprova sua qualidade por meio da certificação ISO 9001 e da aprovação com nível A no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Para garantir os bons resultados, a EPO investe na padronização dos serviços.
Treinamento e capacitação da equipe
O sucesso da empresa se dá pelo fato de contar com uma equipe de colaboradores criativos, dedicados e competentes. A empresa preza por um atendimento diferenciado e exclusivo aos clientes e, por isso, é reconhecida pela pontualidade, respeito e profissionalismo. Entre os investimentos constantes feitos no desenvolvimento das equipes, estão coaching para alta liderança, treinamentos de líderes para todos os níveis de gestão, qualificação de encarregados e mestres de obras, programas de desenvolvimento de dirigentes vinculados à Fundação Dom Cabral, treinamentos técnicos em canteiro de obras, cursos específicos da construção civil vinculados ao Sinduscon e um programa de desenvolvimento individual de vários profissionais.
“Mais do que lucros, valorizamos o crescimento de todos os colaboradores. Guiados por essa filosofia, somos gratos a cada uma das pessoas que dedicaram e dedicam horas de suas vidas para desempenhar exemplarmente suas funções”, reconhece Gilmar Santos.
Segurança
Outra prioridade na empresa é a segurança nos canteiros de obras. Desde o ano de 2020, foi adotado o treinamento para todos os terceiros nas obras, já que a empresa observou que grande parte dos terceiros não tinha conhecimento dos perigos e riscos da construção civil e que isso poderia trazer acidentes. Nesse treinamento, são abordados temas como políticas da empresa, riscos ocupacionais, regras internas, perigos das atividades e o que esperamos deles enquanto prestador de serviço. Foram treinadas mais de 800 pessoas nos dois últimos anos.
“Em relação aos trabalhadores próprios, além de manter os treinamentos de saúde e segurança, adotamos treinamentos técnicos com foco no desenvolvimento dos líderes. Nessa primeira etapa, oferecemos treinamento em temas diretamente ligados à execução das atividades para que eles possam se capacitar e ter mais informações para abordar com os seus liderados. Neste ano, entre os temas, já abordamos patologias na construção civil, aplicação da ISO 9001, tecnologia em argamassa e fundação”, destaca Santos.
“Para os próximos anos, a expectativa é de que as experiências e lições que adquirimos durante toda nossa trajetória resultem em aprendizados que possam ser aplicados em novos projetos. Também esperamos que a nossa prática de respeitar as pessoas e os processos mantenha-se viva e seja transmitida às pessoas que se juntarem à equipe no futuro”, afirma.
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Lorraine Souza
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