Celebrado no dia 9 de setembro, o Dia do Médico Veterinário será especial para os mais de 50 alunos de Medicina Veterinária do UniBH que atuam no Hospital Público Veterinário de Belo Horizonte. Não só para eles, mas também, para tutores e pets, que têm a possibilidade de conquistar mais qualidade de vida com os acolhimentos. As equipes do Centro Universitário têm se revezado na recuperação dos animais encaminhados à unidade localizada no bairro Madre Gertrudes (região oeste), com um serviço qualificado e uma formação diferenciada, que permite aos estudantes do projeto carregar no currículo a bagagem de um atendimento sistêmico e envolvido com a área de clínica médica.
De acordo com Aldair Junio Woyames Pinto, professor de Medicina Veterinária do UniBH e vice-presidente da Anclivepa Minas (Associação Nacional de Clínicos Veterinários de Pequenos Animais/MG), entidade responsável pela gestão do Hospital, os estudantes são envolvidos tanto técnica, como emocionalmente com os casos atendidos. “Eles têm a total responsabilidade de fazer o hospital existir. Sem eles nada seria possível”, diz.
Flávia Giancotti de Moraes cursa o 8º período de Medicina Veterinária no UniBH e integra a equipe do Hospital. Para ela, não há como mensurar a relevância dessa atuação para a formação dos alunos, bem como para tutores e pets. “Nosso trabalho é voltado à população carente. Recebemos os animais e seus responsáveis, realizamos o acolhimento, conversamos. Fazemos o que está ao nosso alcance para oferecer conforto e um atendimento completo, auxiliando, inclusive, no agendamento de exames. É uma experiência que agrega demais ao aprendizado. Um diferencial para a equipe e para a sociedade”, declara.
Flávia ressalta ainda que se sente realizada em fazer algo relevante para a população. “Se o hospital não existisse, não seria possível fazer a diferença na vida dos tutores e dos animais. Vemos a gratidão das pessoas atendidas a cada acolhimento. É um retorno imediato.”
“A experiência que os alunos adquirem com os atendimentos vai permitir que se formem não somente como técnicos, mas também como profissionais que entendem a saúde única, que respeita as classes sociais e os animais daqueles que precisam de ajuda”, destaca Aldair Pinto.
Mais qualidade de vida
Chuvisco, um pinscher de quatro anos e meio, está em tratamento no Hospital Público Veterinário. Diagnosticado com cinomose, uma virose de alta letalidade que ataca cães e outros carnívoros, ele recebe toda atenção e carinho das equipes técnicas da unidade de saúde animal. Seu tutor, Márcio Rosa, é grato por todo o cuidado dedicado ao seu melhor amigo. “O atendimento é muito bom, tanto dos médicos, quanto dos estagiários. É um trabalho de excelência. O atendimento é profissional do início ao fim. Chuvisco e eu temos certeza de que tudo vai dar certo”, comenta.
Outro paciente que comemora a chance de ter mais qualidade de vida é o basset Paçoca. Curioso e sapeca, ele escapuliu do tutor Joel Monteiro Barbosa e foi atropelado. “A sorte foi que o acidente ocorreu próximo a um quebra-molas, e o veículo estava com velocidade reduzida. Então, não foi grave, mas o Paçoca precisou de atendimento”, conta Barbosa. No Hospital Público Veterinário, o cãozinho recebeu todo o cuidado necessário. “O Paçoca teve uma fratura e, graças às equipes que o atenderam, hoje ele está bem. Recebemos um ótimo tratamento, sempre fomos muito bem atendidos. É muito bom contar com esse acolhimento.”
Sobre o UniBH
Fundado há mais de meio século, o UniBH alia tradição e inovação acadêmica. Pelo segundo ano consecutivo a instituição foi reconhecida como o melhor centro universitário privado de Belo Horizonte, segundo o MEC. Com mais de 50 cursos de ensino superior e pós-graduação, o UniBH tem investido constantemente em melhorias no ensino reforçando a educação transdisciplinar, focada no desenvolvimento de profissionais do futuro.
Sobre a Ânima Educação
Com o propósito de ‘Transformar o Brasil pela Educação’, a Ânima Educação é o maior ecossistema de educação de qualidade do país, com um portfólio de marcas valiosas e um dos principais players de educação continuada na área médica. A companhia é formada por uma comunidade de aprendizagem com cerca de 350 mil pessoas, composta por mais de 330 mil estudantes e 18 mil educadores, distribuídos em 18 instituições de ensino superior. Está presente em 12 estados, nas regiões Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, e em quase 550 polos de ensino digital por todo o Brasil. Integradas também ao Ecossistema Ânima estão oito marcas especialistas em suas áreas de atuação, como HSM, HSM University, EBRADI (Escola Brasileira de Direito), Le Cordon Bleu (SP), SingularityU Brazil, Inspirali e Learning Village, primeiro hub de inovação e educação da América Latina, além do Instituto Ânima.
Em 2021, a Ânima foi destaque no Guia ESG da revista Exame como uma das vencedoras na categoria Educação. Em 2020, foi reconhecida como uma das cinco Empresas mais Inovadoras do País, na categoria Serviço, de acordo com o Anuário de Inovação do Valor Econômico; e conquistou, em 2019, o prêmio Mulheres na Liderança, na categoria Educação, iniciativa da ONG Women in Leadership in Latin America (WILL). Desde 2013, a companhia está na Bolsa de Valores, no segmento de Novo Mercado, considerado o de mais elevado grau de governança corporativa.
Rede Comunicação de Resultado
Leticia Simões
Relacionamento com a Imprensa
(31) 9 7145.4787
www.redecomunicacao.com