Com o avanço da inclusão digital é cada vez mais comum ver pessoas da terceira idade usando smartphones para se comunicar, pedir carro de aplicativos, delivery de comida e até mesmo realizar pagamentos e fazer compras pela internet. Além disso, estes “Seniores digitais”, como são conhecidos, estão vendo no uso da tecnologia outra vantagem: agora eles podem também solicitar crédito consignado online – com liberdade e na hora que desejarem – sem precisar se locomover até uma agência bancária .
Segundo um levantamento recente realizado pela Prestho (www.prestho.com.br), fintech brasileira 100% digital e especializada em empréstimos consignados para aposentados, no primeiro bimestre deste ano cerca de 83% dos acessos na plataforma foram realizados por idosos por meio de dispositivos mobile e 16,45% foram feitos no computador. A pesquisa aponta ainda que 42% dos usuários da fintech fizeram simulações de crédito fora do horário comercial, sendo muito comum simulações entre 1h e 5h da madrugada e também aos domingos, mostrando o quanto a terceira idade está conectada.
A Prestho é um exemplo de empresa que vem apostando nesse público e para atender com excelência passou por 12 meses de estudo até o lançamento da plataforma, fazendo desde análise de cores, mudança da jornada de contratação, mapeamento do comportamento online dos idosos, além de detalhes técnicos, como o tamanho dos botões de ação e a linguagem ideal. Tudo foi pensado para realizar o atendimento personalizado ao idoso, possibilitando que ele se sinta seguro e confortável na hora de fazer um empréstimo consignado pela internet.
“Sabemos que esse é um público muitas vezes esquecido ou mais vulnerável a golpes e fraudes. Mas eles também estão cada vez mais conectados e independentes, em busca de novas facilidades para suas vidas e as fintechs podem ajudar. Na plataforma, é possível simular um valor de empréstimo com a tecnologia analisando o perfil do usuário, e a partir de algumas informações básicas que ele fornece, é apresentado a melhor proposta de crédito. Depois deste processo, é só seguir para a fase de contratação que é totalmente online, sem restrição de horário, local ou dia, vantagem que o sistema bancário tradicional no Brasil ainda não oferece”, explica a CEO Patrícia Soares.
Além da plataforma, o cliente também tem a possibilidade de usar outros canais para simular um empréstimo consignado como: Instagram, Telegram, Facebook ou chat online. “O nosso propósito é dar aos idosos o acesso facilitado ao crédito consignado. O número de pessoas da terceira idade conectadas às redes sociais só crescem. Por isso, investimos na experiência deles também por meio destes canais. No facebook por exemplo, quando eles acessam o Messenger é possível fazer uma simulação rápida”, completa Diego Andrade, CTO da Prestho.