20 anos de experiência e mais de 12 mil executivos e gestores públicos treinados são a inspiração para publicação inédita de Patrícia Marins e Miriam Moura, jornalistas, gestoras de reputação e especialistas em capacitação de porta-vozes.
Ao longo da trajetória, as duas mulheres vivenciaram uma experiência única de preparar uma maioria de homens, altos executivos ou poderosos da área pública, para uma comunicação verdadeira, mais eficiente e capaz de gerar conexão com suas audiências.
Intitulado “Muito além do Media Training, o porta-voz na era da hiperconexão”, publicado pela Editora Aberje, o livro discorre sobre essa experiência acumulada, incluindo técnicas e insights, além de análises e entrevistas, em dez capítulos sobre diferentes temáticas. É um guia importante para quem quer se aprofundar no universo da comunicação.
Segundo Patrícia, nos dias de hoje, não basta ser um gestor experiente. “Para sobreviver ao cenário complexo e adverso do mundo pós-pandemia e altamente polarizado, onde as fake news surgem a todo momento, a comunicação passou a ser uma alta habilidade, e os executivos tiveram que se preparar para toda e qualquer exposição, interna ou externa”, enfatizou.
Miriam, afirma que líderes transformacionais são comunicadores excepcionais, e cita trecho de artigo recém-publicado na Harvard Business Review pelo escritor Carmine Gallo. “Você pode ter a melhor ideia do mundo, mas se não conseguir persuadir ninguém a seguir sua visão, sua influência e impacto serão muito reduzidos”, alertou ele.
Composta por dez capítulos, a obra traz temáticas como “Comunicação é poder no mundo globalizado”, “A conquista do espaço na mídia”, “O mundo é multimídia”, “Desafios da pós-verdade”, “O papel do porta-voz “, “O que é notícia?”, “A construção do discurso”, “Crise: como evitar”, “Redes sociais: como expor sem se expor’ e “A prática do contraditório”.
O lançamento já tem data marcada e acontece em São Paulo, dia 25 de setembro, e em Brasília, dia 2 de outubro. No dias dos eventos, os exemplares adquiridos também podem ser autografados.
AS AUTORAS:
Patrícia Marins:
Gestora de crises de alto risco reputacional, construiu a carreira profissional como jornalista, empreendedora e executiva do mercado de comunicação corporativa. Sócia-fundadora da Oficina Consultoria e sócia do Grupo In Press, lidera uma equipe de 200 pessoas. Diretora da Associação Brasileira das Agências de Comunicação (Abracom), palestrante e ministrante de treinamentos de comunicação, já treinou mais de 6 mil porta-vozes. Professora do curso de Relações Públicas e Diplomacia do Instituto Rio Branco (MRE), cursou Comunicação no Serviço Público na Universidade George Washington e MBA em Gestão Empresarial na FGV. Conquistou o Sabre Awards na categoria Imagem Corporativa e mais de 20 Prêmios Aberje.
Miriam Moura:
Jornalista com larga experiência na cobertura política em Brasília, junto ao Congresso, ao governo e ao Judiciário, é consultora associada da Oficina Consultoria de Reputação e Gestão de Relacionamento, desenvolve projetos especiais em curadoria de conteúdo e capacitações de comunicação. Já treinou mais de 5 mil gestores e lideranças-executivas. Trabalhou como repórter especial e em funções de chefia nas redações dos jornais O Globo e O Estado de S. Paulo. Foi assessora de comunicação em tribunais superiores e órgãos do Judiciário. Professora de Relações Públicas e Diplomacia no Instituto Rio Branco (MRE). Formada em Comunicação Social pela PUC-RS (Famecos) e com cursos de especialização em jornalismo.
SERVIÇO:
SÃO PAULO
Data: 25 de setembro (segunda-feira)
Horário: 18h30
Local: Livraria da Vila, no Shopping JK Iguatemi
Endereço: Av. Pres. Juscelino Kubitschek, 2041 – Vila Olímpia, São Paulo – SP
BRASÍLIA
Data: 02 de outubro (segunda-feira)
Horário: 19h
Local: Livraria da Travessa, no Shopping Casa Park
Endereço: SGCV SUL Lote 22 – 4A Casa Park Shopping, St. Park Sul, Brasília
Aquisição de exemplar: https://www.aberje.com.br/editora/