Hoje, sábado, dia 2 de março, pelo sexto ano consecutivo, o Bloco de Belô desfila pelas ruas da capital mineira. A folia começará às 14h e terminará às 21h. Duas horas a mais que o cortejo do ano passado. A expectativa é arrastar mais de 120 mil pessoas durante o percurso, 50% a mais que o registrado pela Polícia Militar em 2018. O cortejo percorrerá a rua da Bahia, importante corredor cultural de BH e descerá a rua Espírito Santo, voltando para o mesmo local da concentração, na Avenida Álvares Cabral, próximo ao Sindicato dos Jornalistas.
A grande novidade é o abadá do Bloco de Belô que, nessa edição, foi especialmente criado por Leandro Sá, design de acessórios e microfones de artistas como a rainha da axé music, Daniela Mercury, Anitta, Solanja, Joelma, Valeska Popozuda, Calcinha Preta, entre muitas outras. Sá é muito conhecido e requisitado pelas famosas graças ao trabalho que vem desenvolvendo em Salvador com o design e customização de peças como microfones, celulares e agora abadás.
O baiano ficou encantado com o sucesso do Bloco de Belô e também pelos projetos sociais e ações estratégicas desenvolvidas por seu criador, o jornalista Robhson Abreu. Na criação, ele usou as cores do bloco, ícones afro-brasileiros, proporcionando um grafismo lindíssimo com grandes contrastes de alegria e cor. “O Bloco de Belô já é um sucesso e a Bahia precisa fazer parte deste momento tão importante. Foi um grande prazer criar uma peça exclusiva para o Belô e os foliões vão amar. É muito massa ver que o nosso jeito de fazer carnaval, o nosso axé, está fazendo escola nas ruas da capital mineira”, diz o designer. As camisas podem ser adquiridas no valor de R$ 35,00. Informações pelo ZapAbadá (31) 98428-3682.
Para 2020, ano em que o Bloco de Belô comemorará sete anos de rua, Abreu e Sá prometem muitas surpresas para os foliões. “Quem sabe nosso cortejo ganhe uma má…drinha? Tudo pode acontecer e tem tudo para ser uma excelente parceria. Meu encontro com Leandro em Salvador não foi obra do acaso. Vem muita coisa boa por aí”, afirma Abreu. “Nossa intenção é fazer um grande intercâmbio com os artistas baianos e mineiros no Carnaval”, completa Sá.
Este ano, o Bloco de Belô vai para as ruas com um patrocínio de peso – a rede de Supermercados BH. A maior supermercadista de Minas Gerais e a sétima maior do Brasil, com 200 lojas próprias, viu na parceria, uma oportunidade de unir sua marca com o bloco que é a cara da cidade. Junta-se a ela, a famosa sorveteria Easyice, que distribuirá produtos para os foliões; a bebida mais pedida durante o carnaval, a Catuaba Selvagem e o pastel de Angu mais gostoso de BH, o Zé Pastel. “Como o carnaval de BH está em ascensão, não podíamos ficar de fora e escolhemos o Bloco de Belô para nos representar e divulgar nossas delícias”, aposta Rangel Fernandes, diretor de marketing do Zé Pastel.
Além disso, conta com o apoio institucional do Jornal Diário de Contagem on Line e da TV Contagem, parceiros desde o primeiro ano de desfile. “Sempre apoiamos as iniciativas do jornalista Robhson Abreu em prol da categoria. E é uma honra para todos nós fazer parte do grande Carnaval de BH. Ano que vem teremos o Bloco de Belô em Contagem!”, afirma o diretor e jornalista Robson Rodrigues.
HISTÓRIA
Há cinco anos nascia pelas mãos do jornalista, especialista em marketing e influenciador digital, Robhson Abreu, o primeiro bloco voltado aos profissionais de comunicação de Belo Horizonte – o Bloco de Belô – o bloco dos comunicadores!
Em seu primeiro ano de cortejo, cerca de mil foliões participaram da grande festa momesca. A ideia foi tão bem aceita pelos profissionais (jornalistas, relações públicas, publicitários, aposentados e estudantes) que a adesão foi crescente, chegando em 2018 a arrastar mais de 80 mil pessoas pelas ruas da região central da capital mineira, segundo a Polícia Militar de Minas Gerais.
Em 2016, o Bloco de Belô apresentou aos foliões a Bateria de Belô. Graças ao apoio financeiro de várias assessorias de comunicação, foram adquiridos trinta instrumentos de percussão. A Bateria de Belô é formada em sua maioria por comunicadores – jornalistas, publicitários, fotógrafos e relações públicas.
Em 2018, os abadás do Bloco de Belô foram assinados pelo estilista mineiro Victor Dzenk, que imprimiu uma estampa exclusiva e super bonita. A intensão foi mostrar que Moda & Carnaval dão samba, alegria e muito axé! Os ensaios do Bloco de Belô foram promovidos durante dois meses no terraço do BH Othon Palace Hotel. Pela primeira vez, o grupo hoteleiro abriu suas portas para um bloco de rua na capital mineira. A iniciativa foi muito positiva, agregando ainda mais valor ao Bloco de Belô. Durante o período, mais de 10 mil foliões participaram dos encontros.
Desde de 2014 o Bloco de Belô mantém projetos sociais com oficinas de percussão para comunicadores e também para o Projeto Belô Favela, onde crianças e adolescentes aprendem a tocar um instrumento de percussão. O projeto é promovido no bairro Providência.
SERVIÇO:
BLOCO DE BELÔ
Dia 02 de março
Concentração: das 14h às 17h
Cortejo: das 17h às 21h
Percurso: desce a avenida Álvares Cabral, vira à direita na rua da Bahia, sobe até a avenida Bias Fortes; vira à direita na rua Espírito Santo e desce até a Avenida Álvares Cabral, parando no mesmo local da concentração
Patrocínio: Supermercados BH e Easyice
Apoio: Catuaba Selvagem e Zé Pastel
Apoio institucional: Diário de Contagem on line e TV Contagem
Promoção: Revista PQN e Jornal de Belô
ZapAbadá: (31) 98428-3682