A Lendico fintech de empréstimo pessoal e meio de pagamento criada em 2015, anuncia um reposicionamento de marca e agora passa a se chamar Provu. Além do crédito pessoal totalmente digital, que consolidou a fintech como uma das maiores do ramo, a marca foi pioneira no Buy Now Pay Later no Brasil (compre agora e pague depois, em tradução livre) ao lançar o Provu Parcelado ainda no primeiro semestre de 2020. A solução de crediário digital da Provu – à época ainda Lendico – tem como objetivo oferecer soluções que sejam relevantes para varejistas e microempreendedores, além de aumentar o poder de compra do consumidor final.
Com o objetivo de evoluir a experiência e conectar ainda mais com seu propósito, a marca contou com a parceria da FutureBrand São Paulo para a criação de um novo nome, que abriu caminho para novas expressões visuais e de comunicação online e offline. “Nós queríamos deixar a marca e a comunicação cada vez mais próxima do brasileiro, de todas as idades e classes sociais. Por isso pensamos em um nome fácil e que tenha mais a cara da proposta da marca, Provu é um neologismo que vem dos verbos aprovar, provar, comprovar, mostrando que o povo pode contar com a gente. Também deixamos o site com uma usabilidade ainda mais simples e de fácil navegação”, comenta Bruno Borges, CMO da Provu e líder do plano de rebranding.
O crédito pessoal segue entre os principais produtos da fintech como um meio que pode ser usado para que as pessoas possam progredir em seus projetos de vida. A nova marca nasce também para reforçar o posicionamento no segmento de meios de pagamento com o Provu Parcelado.
Buy Now Pay Later é uma tendência em ascensão em todo mundo. O modelo tem taxas de juros mais baixas e é ideal para que lojistas tenham uma forma de pagamento para cativar um novo tipo de consumidor – os que não utilizam ou não têm limite no cartão de crédito e até desbancarizados. O Provu Parcelado ajuda na conversão de novos clientes e a aumentar o tíquete médio de compras. Com ele, o consumidor compra um produto e paga em parcelas, enquanto o lojista recebe o valor total da compra, sem tarifas ou taxas.
“As mudanças refletem o atual momento da marca, que sempre buscou inovações e um olhar diferente para os negócios. Já mudamos a vida de mais de 85 milhões de pessoas viabilizando mais de R$650 milhões em empréstimos. A Provu é uma marca brasileira que quer ajudar o empreendedor a crescer e melhorar seus negócios, oferecendo um meio de pagamento acessível para compras mais caras, atraindo mais clientes. Este ciclo leva benefícios para todos”, comenta Marcelo Ramalho, CEO da Provu.
Com isso, a fintech tem um ambicioso projeto de Employer Branding que prevê que a fintech amplie o quadro de colaboradores consideravelmente. Entre os projetos que vão tornar isso possível está o programa de Market Place de talentos para captação de profissionais. O projeto tem como objetivo oferecer oportunidades aos colaboradores que queiram ingressar nos setores de tecnologia. Esse programa vai estar aberto para todo o Brasil e qualquer pessoa, de qualquer área do mercado de trabalho que queira migrar para a área de tecnologia pode participar. Os interessados irão passar por uma triagem e poderão participar do programa de talentos da Provu com cursos exclusivos feitos para a jornada de aprendizado em tech, design, produtos entre outros, feito para todos que queiram ingressar no setor.