De acordo com dados exclusivos do LinkedIn, maior rede social profissional do mundo, mostram uma grande mudança nas prioridades da área da publicidade, apontando um aumento de 47% na demanda por habilidades tecnológicas nos últimos cinco, enquanto as habilidades criativas diminuíram 17% no mesmo período. O levantamento também mostra que, de 2015 para 2021, a proporção de funções criativas contratadas em comparação com as funções técnicas teve um aumento de 25%.
“Estes dados podem não parecer tão significativos em um primeiro momento, mas quando ampliamos em milhares de funções e empresas, é possível enxergar que a composição do setor está passando por mudanças importantes e irreversíveis. Esse fluxo de talentos e demandas por habilidades deixam uma mensagem muito clara: o mercado publicitário está investindo e dando cada vez mais espaço para as transformações digitais e tecnológicas. A criatividade ainda é parte fundamental, mas agora ela precisa ser complementada por outras competências”, afirma Ana Moises, Diretora de Soluções de Marketing do LinkedIn.
Além destas mudanças, o levantamento também ressalta que, nos últimos cinco anos, a publicidade perdeu 5,5% mais pessoas do que ganhou, indicando um ponto de atenção sobre o futuro do setor. “A indústria da publicidade precisa destinar esforços para conquistar a próxima geração de talentos. Este é um mercado que vem mudando ao longo dos anos, trazendo diversas novas ferramentas e formas de exercer a profissão. As redes sociais são as principais delas, um ambiente que as novas gerações dominam de forma quase natural e podem ser um dos grandes atrativos para despertar o interesse destes jovens para esta carreira”, comenta Ana Moises.