A pandemia do novo corona vírus gerou uma crise profunda em diversos setores da economia, porém um mercado cresceu mais de 20 anos em 1: é o Marketing Digital. Diariamente milhares de brasileiros abrem suas contas em plataformas de vendas de produtos e serviços e principalmente em plataformas de comercialização de cursos (info produtos).
São brasileiros que iniciam uma jornada porque perderam seus empregos (formais) ou que estão buscando uma forma de renda extra. Mas o que estas pessoas não sabem (ou se enganam) é que esta “jornada” pode gerar bons lucros ou grandes frustrações.
Rodrigo Bucollo, CEO da Best View Inglês e empresário radicado nos EUA, acredita que há muita inocência nas pessoas quando entram no mercado digital. “A primeira coisa que uma pessoa precisa entender ao entrar neste mercado é que, assim como todo emprego, ou até mesmo uma abertura de empresa, você precisa ser profissional. Estar preparado com estudo de qualidade é fundamental. Não adianta achar que você vai criar seu negócio online e vender 10 mil reais na semana que vem”, pontua.
O empresário, que estudou em Harvard, nos Estados Unidos, país onde mora desde 2019, acredita que naturalmente o mercado irá determinar quem são os grandes nomes do Marketing Digital fará uma seleção natural.
“Quando você abre as redes sociais, você é bombardeado por anúncios com promessas absurdas. Desde uma foto com uma pessoa em um jatinho lhe dizendo: Trabalhe apenas 2 horas por dia e tenha um jatinho … até uma outra pessoa dizendo que vai lhe ensinar a vender algo que nem ela mesmo nunca vendeu…
As pessoas precisam estar mais atentas com estes picaretas! Antes de comprar qualquer curso só porque o cara diz que tem um jato, procure saber as verdades… pesquise! Chega que pessoas que nunca fizeram nada tentando ensinar aquilo que nunca fizeram”, pondera.
Rodrigo acredita que um grande erro é tratar o mercado digital como produto. “Este é um grande sinal de uma imaturidade de mercado. O correto é trabalhamos com um negócio digital. Você não gere um produto digital, você gere um Negócio Digital. E acredite, são coisas bem diferentes”, pondera.
Ainda sobre o profissionalismo e educação profissional, o empresário comenta sobre a necessidade de bons profissionais e professores para atender a demanda deste mercado. “Acredito muito no potencial das pessoas, entretanto o que vejo na prática é que a maioria das pessoas estão despreparadas para uma profissão que exige muito. Há uma demanda enorme por profissionais qualificados, mas também uma grande necessidade de uma educação de base para que as pessoas parem buscar resultados imediatos e comecem a investir em estudos.Há grandes profissionais no Brasil. Eu mesmo já estudei com alguns deles e são excelentes, mas é são parte de uma grande minoria.”
O empresário finaliza comentando que o mercado digital ainda é um mercado fundamental para profissionais e empresas e que 2020 mostrou toda a fragilidade das empresas que não estavam preparadas para o mercado digital. “O mercado brasileiro cresceu muito nos últimos anos e ainda é está em plena expansão. A pandemia do COVID19 mostrou que as empresas que ainda não estavam preparadas para o mercado digital perderam muito mercado e tiveram que correr. Nós, da Best View, crescemos mais de 30% este ano. A grande lição que temos é que seja em uma loja física ou online ou uma escola presencial ou online a dedicação pilares profissionais são os mesmos. Antes de se aventurar neste mercado tão promissor busque profissionais que possam lhe auxiliar neste caminho e não se esqueça de sempre pensar em médio ou longo prazo”, finaliza o empresário.