Minas Gerais é o estado brasileiro mundialmente reconhecido por sua gastronomia. A diversidade de gostos e sabores tornam a região referência nesse segmento. Aliás, a Unesco chegou a designar a capital mineira como a Cidade Criativa da Gastronomia, o que fez com que Belo Horizonte assumisse o compromisso de manter o intercâmbio de experiências e cases de sucesso, atraindo turistas para a cidade, fortalecendo ainda mais BH como referência de Polo Turístico Gastronômico. Neste ano, essa rota culinária ganha mais um reforço, o Mercado de Origem Olhos d’ Água, que faz parte do projeto Circuito de Mercados de Origem, que conta com outros mercados em Belo Horizonte e Região metropolitana.
Previsto para ser inaugurado no segundo semestre de 2023, o Mercado Olhos d’Água vai apresentar uma gama extensa de produtos, entre eles o melhor da gastronomia mineira. Isso significa que, além das comidas típicas, as bebidas produzidas no Estado vão ter destaque especial, com produtores de peso, incluindo uma fábrica diretamente no local. É o caso da Cervejaria 3 Orelhas, que pretende fortalecer sua atuação na capital mineira a partir desta parceria. “A gente trabalha com uma grande variedade rótulos, cervejas autorais, produzidas por nós em Gonçalves. Agora, vamos levar uma fábrica para Belo Horizonte, no Mercado de Origem do bairro Olhos d’ Água. Uma fábrica um pouco menor, de lotes experimentais. Então, além das cervejas que já são produzidas, a gente vai criar cervejas em BH, dentro do Mercado. Bebidas sazonais e experimentais”, enfatiza Bruno Faria, mestre cervejeiro e sócio-fundador da 3 Orelhas.
A empresa, localizada em Gonçalves, no Sul de Minas, na Serra da Mantiqueira, a 1450 metros de altitude, no sítio Santa Fé, é rodeada por araucárias e montanhas, o que contribui para o desenvolvimento e identidade da marca, já que recebe inúmeros turistas ao longo do ano. No local, além da fábrica inaugurada em 2017, há também um bar e um restaurante, com capacidade para 280 pessoas. Embora seja uma empresa mineira, boa parte do público da 3 Orelhas é formado por turistas vindos de São Paulo, o que pode mudar a partir do segundo semestre de 2023. Isso porque a cervejaria tem investido em seu espaço no Mercado de Origem Olhos d’Água. “Estamos montando uma super estrutura, com fábrica, escritório, bar, câmara fria e todos os equipamentos. Além de um espaço para comportar cerca de 150 pessoas. Para Belo Horizonte, pretendemos continuar trabalhando com atrações de pessoas de diferentes locais. Atender esse público de BH e região, que até então não tínhamos contato, e trazer uma nova experiência para os clientes”, pontua Bruno.
Todo o trabalho e preparativos para a construção da primeira fábrica da 3 Orelhas na capital mineira, tem gerado ansiedade e confiança por parte do empresário Bruno Faria. “Estamos muito felizes por poder entrar na capital do nosso Estado. Além de promover nossa região dentro do Mercado, a ideia é representar a Mantiqueira com todo o frescor que ela tem. Vamos ter também nossa cozinha, a parte de restaurante, com os insumos e comidas daqui”, pontua Bruno.
Para atender aos diversos tipos de clientes e paladares, o Mercado de Origem Olhos d’Água tem investido na diversidade de produtos, sem deixar de lado os sabores tradicionais mineiros. De acordo com o presidente do Grupo Uai/Fundação Doimo, responsável pela gestão e manutenção do Mercado, Elias Tergilene, são essas misturas que fazem o Estado ser tão especial e que vão fazer com que o Mercado represente tão bem Minas Gerais. “É muito bom poder contar com uma gama tão grande de produtos e produtores. O público do Mercado vai se surpreender com experiencias inéditas, sabores únicos. Mas, que dialogam com a histórias de Minas Gerais. É a união do novo com o tradicional”, resume Tergilene.
Outra bebida importante no Estado e que também poderá ser encontrada no Mercado de Origem Olhos d´Água é a cachaça. De acordo com pesquisa realizada em 2012, pela Secretaria de Estado de Turismo e Esportes, a cachaça está entre os itens mais lembrados por turistas que vêm a Minas. Sua expressividade é tanta que, no Brasil existem 25 mil alambiques, sendo que cerca de 9 mil estão em Minas Gerais, produzindo 50% da produção nacional. É o que aponta o Sindicato das Indústrias de Cerveja e Bebidas em Geral de Minas Gerais (SindBebidas).
Pronto para a inauguração do local, um dos representantes dessa bebida no Mercado de Origem Olhos d´Água, a cachaçaria Cava Zé Ribeiro, empresa de cursos e produção de destilados, focados no produtor de bebidas, promete surpreender o público. “Queremos passar a treinar os apreciadores e interessados em bebidas. Penso que o mercado é um lugar propício para degustar e viver experiências gastronômicas”, afirma Arnaldo Ribeiro, mestre alambiqueiro e socio-fundador da marca. Justamente por isso, a empresa está investindo em um ambiente grande, que conta com espaço para envelhecimento de cachaças e um receptivo, onde vão ocorrer cursos de Sommelier, cursos de produção e eventos de degustação. “Vamos oferecer muita cachaça boa, experienciais culturais, sabores e harmonização de bebida. Além disso, nossa estrutura com 45 tonéis, com capacidade para 200 litros, vai permitir o envelhecimento e engarrafamento de cachaças. Há também a possibilidade de desenvolvimento de marcas para terceiros”, afirma Arnaldo Ribeiro.
O empresário reforça que estar no Circuito de Mercados de Origem também faz parte de sua estratégia mercadológica. “A gente escolheu o Mercado Olhos d’Água, também, pela ótima localização, onde tem um potencial de crescimento muito grande. Vamos oferecer experiência, além de só vender cachaça. A gente visa treinamentos, história, turismo. Então, o Mercado é estratégico para receber as pessoas e a estrutura do nosso negócio”, afirma.