O serviço de portaria remota, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Sistemas Eletrônicos de Segurança (Abese), em 2019, teria uma projeção de alta de aproximadamente 30% este ano. Com a pandemia, o crescimento consolidou-se. E as expectativas do setor é de crescimento contínuo, pois a questão de segurança em condomínios e empresas é primordial.
A Veolink, uma das principais integradoras de sistemas em segurança eletrônica do Brasil, oferece de maneira pioneira o serviço de portaria remota empresarial. “A portaria remota é uma solução tecnológica inovadora de segurança empresarial que permite o controle de acesso de colaboradores, visitantes e prestadores de serviços a distância, por meio de uma central de monitoramento”, informa o engenheiro Hernane Soares, gerente comercial da Veolink.
O sistema de portaria remota visa, principalmente substituir a presença humana de porteiros por uma solução de atendimento remoto. São recursos tecnológicos que possibilitam o controle de acesso dos usuários e visitantes aos edifícios. O sistema tem a capacidade de efetuar a leitura dos crachás existentes, associado ao emprego de interfones, câmeras, gravadores de imagens e automação de portas e áreas restritas, a fim de garantir o controle e a rastreabilidade dos acessos nos locais implementados.
“Essa solução tecnológica ainda é provida de dispositivos para o monitoramento do perímetro do edifício, a ser definido pelo cliente. Ela permite a expansão dos dispositivos de forma a adequar-se às diferentes necessidades e grau de risco, envolvido em cada edifício. A solução consiste na automação do prédio empresarial e a comunicação entre a central de atendimento da Veolink”, informa o CEO da empresa, Claudio Gaspari.
Os benefícios com a instalação da portaria remota são muitos como a redução de até 60% do valor gasto com cada posto 24hs de vigilância humana; tecnologia mais acessível permitindo uma melhor proteção do local; redução de risco com passivos trabalhistas; histórico de acessos com mais de um ano de armazenamento; gravação de imagens e monitoramento de alarme.
Levantamento da Abese apontou que as regiões Sul e Sudeste são as que mais concentram esse serviço, sendo São Paulo com maior adesão, somando 43,5%. O estado é seguido por Paraná (13%), Rio Grande do Sul (9,2%), Rio de Janeiro (8,4%) e Minas Gerais com (7,6%).
“Cada vez mais, as empresas estão buscando por esse tipo de solução, pois como o atendimento é impessoal, dificulta uma possível facilidade, uma camaradagem dos porteiros”, explica Soares.
Com esse sistema de portaria remota nos empreendimentos comerciais, estima-se que os custos de portaria com capital humano podem ser reduzidos em até 60%.
Able Comunicação
Cristiane Miranda
(31) 99858-8294
Twitter:@ablecomunicacao