De acordo com informações do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), 83% da água que sai das torneiras residenciais contêm partículas desse material. Neste contexto, e para reforçar o seu posicionamento sustentável, a embalagem da fragância Kaiak, da Natura, possui em sua composição mais de 50% de plástico retirado do litoral brasileiro.O Brasil é o 4º país do mundo que mais gera lixo plástico.
Ao apresentar a marca, a Natura, em parceria com a Estalo, agência de marketing 360º, disponibilizou recentemente o Espaço Kaiak no litoral cearense, com totens onde as pessoas puderam sentir as fragrâncias refrescantes de Kaiak e se refrescar com borrifador de água nos dias quentes.
As estruturas, instaladas nas praias de Canoa Quebrada e Majorlândia entre os dias 5 a 7 de maio, também contaram com um coletor de lixo e promotores da marca distribuindo amostras de toda a linha de perfumes.
“Entendemos que, diante da problemática do descarte inadequado de plásticos nos oceanos, é preciso agir – queremos reutilizar cerca de 102 toneladas de plástico ao ano só na produção das embalagens de Kaiak. Por isso, convidamos todos e todas a sentirem o poder do frescor de Kaiak em um espaço propício, como o litoral nordestino do país”, reforça Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura Brasil.
Maíra Holtz, sócia-diretora da Estalo, responsável pela ativação no litoral cearense, fala sobre as estratégias do projeto: “Não é apenas uma ação de live marketing, é sobre um posicionamento. Quando o consumidor compra os produtos Kaiak, ele não está apenas levando uma fragrância para casa, ele está fazendo parte de uma causa maior para o meio ambiente.”
Os resíduos plásticos são a maioria do lixo encontrado no mar – correspondendo a 48,5% – de acordo com o diagnóstico do programa Lixo Fora D’Água, da Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais.
A cidade de Porto Seguro também receberá a ação, mas ainda não há data definida.