A Norwegian Cruise Line Holdings, empresa líder global de cruzeiros que opera a Norwegian Cruise Line, a Oceania Cruises e a Regent Seven Seas Cruises, acaba de lançar sua estratégia de ação climática renovada, juntamente com metas de gases de efeito estufa (“GHG”) de curto e médio prazo para apoiar a ambiciosa busca da empresa por carbono zero até 2050. Essas ações reforçam o forte compromisso da empresa com a descarbonização como parte de seu programa global de sustentabilidade, Sail & Sustain.
Os principais componentes das novas metas provisórias de redução de GEE da empresa incluem:
• Reduzir a intensidade de GEE em 10% até 2026 e 25% até 2030, em comparação com uma linha de base de 2019 com intensidade medida por dia de capacidade.
• As metas cobrem as emissões da Companhia, de sua frota de navios, ilhas e instalações (Escopos 1 e 2), bem como atividades upstream relacionadas a combustível e energia, incluindo emissões da produção ao tanque (parte do Escopo 3). Dessa forma, as metas capturarão todo o impacto das emissões do consumo de combustível da empresa.
• As metas provisórias fornecem um roteiro para apoiar a ambição de carbono zero até 2050 existente na empresa. O escopo desse compromisso se expande para toda a pegada de gases de efeito estufa da empresa, incluindo sua vasta rede de fornecedores e parceiros em toda a sua cadeia de valor.
“Estamos orgulhosos de aperfeiçoar e fortalecer ainda mais nossa estratégia e compromissos de ação climática, inclusive estabelecendo metas de redução de intensidade de GEE que nos guiarão em nossa busca ambiciosa de carbono zero até 2050”, disse Harry Sommer, presidente e diretor executivo eleito da Norwegian Cruise Line Holdings Ltd. “Cada aspecto do nosso negócio, desde a costa até o navio, é responsável por fazer sua parte para projetar, entregar e demonstrar resultados para a descarbonização e nosso Conselho de Administração reforçou essa expectativa ao estabelecer responsabilidade compartilhada e vincular incentivos para todos da nossa equipe de gerenciamento neste esforço crítico. Também recentemente demos um passo importante em nossa busca pelo carbono ao anunciar a modificação de dois de nossos novos navios da Classe Prima, em construção, para acomodar o uso de metanol verde no futuro.”
Sommer continuou: “Também estamos ativando e mobilizando toda a nossa rede de membros da equipe, portos e destinos, fornecedores e parceiros e hóspedes para agir agora e se juntar a nós nessa jornada transformadora, ampliando ainda mais os esforços que poderíamos alcançar por conta própria”.
A estratégia de ação climática renovada da empresa está centrada em três pilares: Eficiência, Inovação e Colaboração.
Eficiência
A empresa está focada em otimizar a eficiência de sua frota existente, o que pode ter um impacto imediato no consumo de energia a bordo e nas emissões de GEE, além de gerar economia de combustível. Isso inclui investimentos contínuos em sistemas e tecnologias, como atualizações do sistema HVAC e sistemas de recuperação de calor residual, bem como melhorias operacionais, como itinerário inteligente e planejamento de viagens e otimização das operações hoteleiras. As mudanças operacionais exigem dados, educação e responsabilidade, portanto, a empresa também está construindo e investindo em sistemas e processos internos para permitir que os membros de sua equipe, e até mesmo os hóspedes, operem seus navios com eficiência ideal
Inovação
A empresa está inovando para soluções e tecnologias de longo prazo, incluindo aquelas que apoiam a capacidade de operar com combustíveis verdes. Desde 2022, a empresa concluiu com sucesso testes de misturas de biocombustíveis em vários navios, nos quais foi usada uma mistura de aproximadamente 30% de biocombustível e 70% de gasóleo marítimo. A empresa acredita que o biodiesel é um combustível de transição viável que pode apoiar a jornada de descarbonização à medida que soluções de longo prazo são testadas e dimensionadas. A longo prazo, a empresa vê o metanol verde como uma solução promissora e anunciou recentemente a modificação dos dois navios finais da Classe Prima, com entrega prevista para 2027 e 2028, para se ajustar o uso de metanol verde como fonte alternativa de combustível no futuro . Embora modificações adicionais sejam necessárias no futuro para permitir totalmente o uso de metanol além do combustível marítimo tradicional nesses navios, isso reforça o compromisso da empresa com a descarbonização. O uso de metanol verde resultaria em uma redução drástica nas emissões, incluindo uma redução de até 95% no CO2, e suas propriedades permitem o uso contínuo de armazenamento e abastecimento de combustível convencional com menos modificações em comparação com outros combustíveis emergentes no mercado neste momento . No entanto, a produção de metanol verde ainda está nos estágios iniciais e exigirá investimentos contínuos para escala suficiente para distribuição e consumo global.
Colaboração
O caminho para o carbono zero será complexo e exigirá colaboração significativa em toda a rede de interessados na empresa, incluindo fornecedores, comunidades, governos e ONGs para formar parcerias coletivamente e encontrar soluções para combater as mudanças climáticas. A empresa está continuamente explorando parcerias para defender os esforços em torno do desenvolvimento de combustíveis verdes junto com a infraestrutura global para produzir, armazenar e distribuir esses combustíveis. A empresa também vê a colaboração intersetorial como um catalisador para mudanças efetivas e aceleradas e é um membro ativo em associações industriais, como o Methanol Institute, e fóruns regionais. Por exemplo, a empresa é uma parceira pioneira do Corredor Verde do Noroeste do Pacífico para o Alasca, um esforço colaborativo entre portos, governos e operadoras de cruzeiros na região, para explorar um corredor verde marítimo destinado a acelerar a implantação de navios com emissão zero de GEE e operações entre o Alasca, a Colúmbia Britânica e Washington. Além disso, a empresa continua a fazer parceria ativamente com os principais portos para acelerar o uso da tecnologia de energia em terra, que permite que os navios de cruzeiro se conectem às redes de energia elétrica em terra para fornecer grande parte da energia necessária enquanto atracados. Enquanto a expansão da infraestrutura terrestre está em andamento, a Companhia também está equipando seus navios com a tecnologia necessária para plug-in, visando ter aproximadamente 70% de sua frota equipada até 2025.
“Estamos animados em ver o progresso significativo e o impulso em todos os setores para descarbonizar, mas continuam a existir desafios fundamentais para a indústria de cruzeiros se descarbonizar totalmente até 2050”, disse Jessica John, vice-presidente de ESG, relações com investidores e comunicações corporativas da Norwegian Cruise. Line Holdings Ltd. “Em vez de esperar que esses desafios se dissolvam, nossa estratégia é agir agora para implementar soluções de eficiência hoje, inovar para soluções futuras e colaborar com nossos acionistas ao longo do caminho. A base dessa estratégia é a boa governança e o gerenciamento eficaz de riscos, à medida que trabalhamos para avançar em nossos esforços de ação climática e aumentar a resiliência de nossa empresa”.