A presença online já é essencial para qualquer empresa, mas estar no Facebook, Instagram e Twitter, entre outras redes sociais, é diferente de ter uma base de seguidores que interaja com suas postagens e se torne, eventualmente, sua base de clientes. Esse descompasso era um problema que a On Stores, primeira plataforma de marketplace especializada em Shopping Centers do Brasil, encontrava em datas sazonais como a Black Friday. Contudo, com a ajuda da agência full digital Rocky.Monks e utilizando estratégias de marketing de influência, a On Stores conseguiu aumentar seus seguidores a partir de engajamento real.
O marketing de influência é a estratégia que consiste em utilizar produtores de conteúdo independentes que conquistaram grandes públicos online, gerais ou focados em determinados nichos. Para a On Stores, a Rocky utilizou um time de 12 influenciadores digitais que faziam sentido para o segmento, o que possibilitou que o encontro entre marca e usuário fosse amplificado.
Em apenas 13 dias, a marca conseguiu 236,6% novos seguidores e um aumento surpreendente de 772% nas conversões e receitas vindas das redes sociais, no período da Black Friday de 2021. Depois de concluída a ação, o crescimento total estabelecido das conversões chegou a 1,847%.
“O sucesso da operação mostra que o trabalho com influencers, quando realizado estrategicamente, traz resultados muito satisfatórios”, explica Milena Ricco, Coordenadora de Social Media da Rocky.Monks. “Além de alcançar mais pessoas que se alinham com a marca, é possível convencê-las a interagir porque elas confiam no produtor que elas já seguem. Mesmo sabendo que é uma parceria, o público dos influenciadores costuma ser bem aberto a tentar esses novos contatos”, completa.
Quando e como usar marketing de influência
No caso da Black Friday, muitas empresas podem ficar em dúvida se o marketing de influência deve ser trabalhado exclusivamente na semana do evento ou durante todo o mês. Outras dúvidas comuns se relacionam com o perfil de influenciador a ser escolhido e como tomar essa decisão.
Em todo caso, a resposta sempre parte de: depende. “O período de ativação depende do objetivo da empresa e do investimento aplicado. Com a On Stores, a duração da ação foi de duas semanas, pré e durante a Black Friday. O objetivo principal era aumentar a base de seguidores. Outros objetivos e investimentos podem variar bastante a duração”, aponta Milena.
“Para escolher o melhor influenciador, o objetivo também é a questão principal que guiará todo o processo de criação da campanha e também os resultados. Por exemplo, se a meta for um bom número de conversões, influenciadores fortes em vendas e que tenham um público alinhado com sua buyer persona são os ideais. ”, conclui a profissional.
Trabalhar com influenciadores digitais significa criar uma ponte entre o público influenciado por eles e uma marca. Cada vez mais, essa se mostra uma estratégia de marketing digital eficiente. Em momentos-chave como a Black Friday, o marketing de influência se mostra uma alternativa importante para o mercado — e cases como o da On Stores provam isso.