As medidas de distanciamento para frear a pandemia prejudicaram diversos setores da economia e elevaram o desemprego no mundo todo em 2020. Agora, com a chegada do fim do ano, será que a crise terá impacto na temporada de compras e datas promocionais, época em que normalmente há um aumento do consumo? Diante disso, como as marcas devem agir em suas campanhas de marketing?
Os dados são positivos. Mesmo com a crise, 86% dos brasileiros têm mais probabilidade de comprar online no quarto trimestre de 2020, segundo pesquisa da Rakuten Advertising. “Porém, apesar de receptivo à abordagens das marcas este ano, o público está mais sensível e exigente quanto ao teor das mensagens”, ressalta André Sobral, produtor da Abrolhos Content.
Ao longo dos meses de pandemia, estratégias de marketing tiveram que ser reinventadas, adotando discursos mais empáticos, que inspirassem resiliência mostrassem solidariedade com seus clientes. “Se normalmente as campanhas de final de ano já incorporam um olhar de otimismo para um novo ciclo, em 2020 esse posicionamento deve trazer ainda mais o elemento humano e real, algo que vinha ganhando relevância no branded content, e agora veio para ficar”, afirma Sobral.
Além disso, o crescimento da audiência de vídeo causada pela quarentena – o streaming pago ou gratuito aumentou para 73% dos usuários de internet no país, segundo pesquisa da Kantar Ibope mídia – dá a chance das marcas ficarem mais próximas de seus públicos e ganharem visibilidade.
Segundo o produtor da Abrolhos, no final do ano, as pessoas estão mais engajadas em procurar e assistir reviews de produtos para escolher suas compras no Youtube, por exemplo. Por isso, estão abertas aos conteúdos que aparecem, principalmente os que contemplam histórias nas quais encontrem pontos de identificação.
O mesmo se aplica a vídeos de comunicação institucional, importantes para estimular a equipe para o início de um novo ano. “É interessante buscar histórias de colaboradores que traduzam a cultura e valores internos, como alguém do time de vendas ou um case de sucesso. O desafio é encontrar essas pessoas e conduzir depoimentos de forma a extrair narrativas reais, humanas e mensagens positivas”, aconselha Sobral.
Em 2020 houve muitas perdas, mas aflorou-se uma preocupação com o lado humano que estava adormecida e que certamente será levada década a dentro. Adotar estratégias de marketing que tenha responsabilidade com a sociedade é estar em sintonia com os novos tempos.