Com a crescente poluição do ar e falta de tempo até para momentos de lazer, principalmente em áreas verdes, nada melhor que chegar ao lar, contemplar a beleza do ambiente cercado por plantas e ter o privilégio de ter o contato com a natureza. Essa é a proposta das incorporadoras Pentagna e Trena que se uniram em um projeto arquitetônico arrojado, pioneiro e de alto padrão na capital mineira. Trata-se do edifício Petra 1275, cujas obras estão em andamento e a entrega está prevista para 2024.
Nos tempos atuais em que estudos comprovam, cada vez mais, que a moradia em locais onde o verde é predominante e traz inúmeros benefícios para a saúde, o Petra 1275 desponta como excelente opção para quem busca a qualidade de vida. Com localização privilegiada em Lourdes, bairro nobre, tradicional e charmoso, o edifício se destacará pelo design contemporâneo e pela exuberância de variadas espécies nativas da Mata Atlântica e do Cerrado.
A convivência com o verde dentro do lar é, sem dúvida, o diferencial do Petra 1275. Além de fazerem parte da composição da fachada viva do prédio, um atrativo para quem passar pela Rua Antônio de Albuquerque, 1275, as plantas também farão conexão com o ambiente interno dos apartamentos. Os jardins foram projetados de forma a integrarem a sala de estar, proporcionando um visual moderno com uma decoração harmoniosa, proporcionada pelo piso de granito, mobiliário e plantas.
E, cercado por tanto verde, o proprietário do imóvel poderá ser surpreendido no café da manhã, por exemplo, com a visita de passarinhos, haja vista que as plantas são atrativos naturais para as aves, conforme explica o CEO da Pentagna, Gabriel Pentagna.
Outras vantagens de se ter fachadas vivas nos apartamentos é que elas atuam como filtros devido a densidade. Dessa forma, melhoram a umidade do ar do ambiente, seguram o barulho, impedem a poeira e abrigam a biodiversidade que combate às pragas.
A tecnologia também será um ponto alto do Petra 1275, Todos os jardins, cuja metragem é de 10,24m x 3,71m, terão irrigação automatizada. A manutenção será paga pelos incorporadores por um período de 12 meses, e suas regras estarão previstas na convenção do condomínio. “É importante ressaltar que por se tratar de jardim com plantas nativas, já habituadas à região, a manutenção é mais simples e feita em maior espaço de tempo, ao contrário do que acontece com plantas invasoras”, diz Gabriel Pentagna.
Projeto paisagístico
Para o renomado paisagista e botânico, Ricardo Cardim, que assina o projeto paisagístico, o Petra 1275 é um exemplo a ser seguido pelos inúmeros benefícios que proporciona. “Então, é uma máquina de qualidade de vida e de saúde pública. Se todo os prédios tivessem projeto como o do Petra, certamente teríamos cidades com mais condições de oferecer saúde e bem-estar às pessoas”, explica Cardim, que acabou de lançar o livro “Paisagismo sustentável para o Brasil: integrando natureza e humanidade no século 21.”
Sobre o Petra 1275
O residencial Petra 1275, que retrata a modernidade e denota imponência, ocupará o quarteirão em frente ao Minas Tênis Clube, no bairro de Lourdes, em uma região arborizada, se destaca por suas características. Construído em um terreno de 600 M², possui área privativa de 208 M². O tamanho da cobertura é de 293 metros quadrados. Ao todo serão 13 unidades com três ou quatro quartos. Cada apartamento terá direito a quatro vagas na garagem.
Os moradores do imponente edifício também vão contar com área de lazer completa, que inclui sauna, espaço gourmet festas, espaço gourmet garden, espaço kids e academia. Além de tudo isso, o comprador terá o jardim como parte da decoração da sala em função da interação das plantas com a arquitetura. O projeto arquitetônico foi desenvolvido pelo escritório Torres Miranda Arquitetura e os interiores têm a assinatura de Leonardo Rotsen Arquitetura.