Finalmente, a folia está de volta às ruas de Pompéu (MG). Conhecida por carnavais históricos, aclamados pelo público brasileiro, a cidade da Região Central de Minas Gerais se prepara para receber novamente foliões durante três dias de festa numa mistura de ritmos que é a receita certa de muita alegria e bons momentos com mais uma edição do Pompéu Folia.
Após dois anos distante dos cortejos, por conta da pandemia da Covid-19, Pompéu prepara uma estrutura de ponta para abrigar catorze atrações entre 17 e 19 de fevereiro. O palco será montado na Rua Dona Joaquina, no Centro da cidade. A seleção de artistas contempla tanto nomes reconhecidos regionalmente, quanto no Estado e a entrega do trabalho varia entre gêneros musicais como o axé, a MPB, o rock e o samba.
Para todo esse emaranhado de música e alegria, a entrada é gratuita e não carece de retirada de convite. A expectativa é de que o evento alcance cerca de até 3 mil pessoas a cada dia. Missão valoroso e ardil para Alfredo Henrique, produtor do Pompeu Folia.
“Levantar o carnaval de Pompéu após pandemia, essa cidade com tanta tradição e expressão é mais que uma missão. É um dever! Consideramos que o a folia da cidade está entre as melhores, mais bem estruturados e maiores carnavais do estado de Minas Gerais. A cidade atrai, anualmente, dezenas de milhares de foliões do Brasil e do Exterior, proporcionando momentos de alegria, partilha cultural e também diversos benefícios sociais, econômicos e estruturais à cidade”, comenta o produtor.
O dever de Alfredo começa com o concurso de blocos. Na sexta-feira (17), blocos caricatos desfilam pela rua em verdadeiros cortejos com música, bateria e muita animação. No dia seguinte, sábado (18), os grupos retornam para um concurso ao qual mostraram todo seu encanto e, finalmente, concorrem em uma premiação que irá eleger o melhor bloco do carnaval. Finalmente, no domingo (19), a partir de 17h30, o resultado do concurso e a coroação do grande campeão.
Já no palco, a festa também segue um fluxo. Entre os destaques, vale lembrar os shows das bandas Vira e Mexe, com seu axé para lá de animado, a apresentação do cantor Rodrigo Bergal, e seu repertório cheio de hits de músicas brasileiras, e ainda a apresentação da dupla Igor e Júnior, trazendo os grandes clássicos da música sertaneja.
Além disso, esse é um festejo para a família toda. O calendário integra matinês para crianças poderem curtir uma tarde ao som da artista Amanda Roberta. Este também é um evento pensado para atender a todos os critérios de acessibilidade.
“Carnaval é sinônimo de alegria e toda nossa equipe está de mãos dadas para entregar a todas as pessoas que nos visitarem a alegria de comemorar a vida. Estamos saindo de uma pandemia, retomando eventos e queremos aproveitar este momento para sorrir, amar e usar da arte para transmitir os melhores dos sentimentos. Esse é o convite do Pompeu Folia”, exclama Alfredo.
Pompeu Folia é um evento proporcionado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura, tem patrocínio da Cemig e apoio do VC+ Cultura, COMTUR, ABRASPROVE, Sicoob Credipeu, Leitepéu, BET7K e da rádio 97,9 Exclusiva FM. A produção é assinada pela Result, a co-realização é da Prefeitura de Pompeu, a realização da MR e do Governo de Minas Gerais.
Folia e economia
Não bastasse todo o lado cultural, artístico e de valorização das raízes mineiras através da música, o Pompéu Folia também é um grande fomentador da economia local. Da fase de planejamento do projeto até o pós-produção, cerca de 600 empregos diretos são gerados dentro do município.
Profissionais como montadores, produtores, artistas, técnicos, equipes de bar, alimentício, seguranças, administração, transportes e logística em geral. Além disso, toda a cidade se prepara para receber os turistas e também oferecer serviços a este grandioso público. Tudo isso sem mencionar os empregos indiretos.
“O evento se consolidou no estado com retornos múltiplos a uma gama de beneficiários, proporcionando acesso cultural, diversão, conforto e segurança aos foliões. Não bastasse o lado cultural, ainda tem um forte papel de difusor econômico, atraindo recursos, investimentos e contribuindo para melhorias constantes na estrutura da cidade. O Pompéu Folia gera anualmente dividendos a toda cadeia produtiva do setor artístico, bem como retornos para os setores de serviços, hotelaria, ramo alimentício, transportes e outros da cidade e do estado”, explica Alfredo.
Programação:
Sexta-feira, 17/02
18h – Concentração do bloco Luz Sã Cana
19h – Desfile de blocos
20h – Animação e dança com Mistura Boa
21h – Show com Swing Total
23 – Show com Vira e Mexe
Sábado, 18/02
17h – Animação e dança com Mistura Boa
18h – Concurso dos blocos
19 – DJ Kbção
20h30 – Show com Prazer Absoluto
22h30 – Show com Rodrigo Bergal
Domingo, 19/02
16h30 – Matinê para as crianças com Amanda Roberta
17h30 – Resultado do concurso dos blocos
18h – Show com Prazer Absoluto
20h – Show com Igor e Júnior