A capital mineira recebeu no último dia 26 de setembro, a primeira edição presencial da Formação de Educadores do Programa Kinder Joy of Moving (KJOM), iniciativa que visa estimular a alegria, o prazer de se movimentar e atividades físicas entre as crianças. Ao todo, educadores de escolas públicas de 10 municípios do estado participaram das formações realizadas ao longo da última semana, contabilizando, além da capital, também as regiões de Campo Belo, Barbacena, Varginha, Poços de Caldas, Ouro Preto, Ubá, Varginha, Divinópolis e Juiz de Fora.
Liderado pela Ferrero, o programa iniciado em 2018 já formou mais de 800 profissionais da educação das redes municipais e estadual de Minas Gerais, contribuindo para levar atividades físicas a mais de 9 mil crianças e adolescentes do município e a outros 18 mil jovens no estado. Em 2022, novos 1.200 professores, de 900 escolas estaduais, serão convidados a integrar a ação, o que permitirá impactar até 36 mil crianças.
Ao longo do dia, os treinamentos foram ministrados presencialmente a representantes das Superintendências Regionais de Ensino das Metropolitanas A, B e C, e de Ouro Preto a cerca de 300 professores na Escola Estadual Milton Campos. A formação foi conduzida pelos professores Ana Barela e José Barela, responsáveis por preparar educadores a aplicarem nas escolas a metodologia criada pela Universidade Foro Itálico, de Roma, em parceria com a Ferrero.
No evento, o Secretário de Estado de Educação, Igor Rojas, e a Subsecretaria de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Martins, destacaram a importância da capacitação e o incentivo ao movimento liderado pela companhia. “Termos a Ferrero fazendo esse papel social e educacional nos ajuda a fazer diferença na qualidade de ensino de cada estudante”, destacou Rojas. “Com a metodologia KJOM, ganhamos mais uma oportunidade de apoiar professores para apoiar professores no desenvolvimento de estratégias diferenciadas de ensino, ainda mais neste momento, após alunos ficarem tanto tempo longe das escolas”, pontuou Izabella.
Ainda estiveram presentes representantes da Ferrero, incluindo a diretora de marketing de Kinder para a América do Sul, Daniela Spila, e o Diretor de Assuntos Corporativos da Ferrero para a América do Sul, Fernando Careli. Ambos reafirmaram a proposta mundial do projeto, contribuindo para a infância e para o desenvolvimento escolar. “Poder contribuir com o ambiente escolar com programas como esse ajudam as crianças ajudam a ter uma vida mais saudável e uma rotina mais ativa”, destacou Careli.
O programa
O KJOM chegou ao Brasil em 2018, em uma parceria com a prefeitura de Poços de Caldas (MG). A metodologia Joy of Moving será implementada em 96 municípios mineiros, alcançando aproximadamente 350 escolas estaduais, por meio do treinamento de educadores do Ensino Fundamental, que atendem crianças dos 6 a 12 anos.
O programa inspira crianças e jovens a terem hábitos saudáveis, por meio de jogos e brincadeiras, além de desenvolver habilidades-chave em 34 países. A alegria do movimento muda espontaneamente o foco do desempenho para a diversão, da competição para a cooperação.
Além das atividades presenciais, os educadores contam com uma biblioteca de jogos em vídeo ofertada exclusivamente aos professores inscritos no programa. Para saber mais sobre o programa, acesse https://www.kinder.com/br/pt/kinder-joy-of-moving.