A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Fundação Municipal de Cultura, realiza na quinta-feira (11), às 19h, uma reunião virtual sobre o processo de Mapeamento da Capoeira em curso na cidade. O levantamento, que foi aberto no Portal da Prefeitura em fevereiro e segue disponível para o preenchimento pelos praticantes da modalidade, mestres e mestras e grupos, busca identificar e conhecer melhor a prática cultural na capital mineira.
O encontro virtual será feito no formato de uma roda de conversa virtual, em uma plataforma gratuita, e os interessados em participar podem se inscrever enviando um e-mail para o contato patrimoniocultural@pbh.gov.br, com assunto “Mapeamento Capoeira”. Os inscritos receberão no mesmo e-mail, até o dia da reunião, o link de acesso à sala. A atividade é gratuita, com vagas limitadas.
O encontro será coordenado pela Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público da Fundação Municipal de Cultura, com a presença da diretora, Françoise Jean, e do técnico de patrimônio cultural, Álan Pires, que farão a apresentação da ferramenta de cadastro e poderão tirar dúvidas dos participantes.
Sobre o Mapeamento da Capoeira
O Mapeamento da Capoeira realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte tem o objetivo de identificar e conhecer melhor a prática cultural na capital mineira, com intuito de contribuir na formulação e aperfeiçoamento de políticas públicas adequadas ao segmento cultural. Para participar, os interessados podem preencher o formulário on-line disponível na página pbh.gov.br/patrimonio.
Além de ser um instrumento que trará dados que subsidiarão os estudos para o registro da capoeira como Patrimônio Imaterial da Cidade, o mapeamento é também uma forma de garantir uma construção coletiva com agentes culturais, incluindo grupos capoeiristas, em todo o processo.