Nesta quarta-feira, 24 de novembro, o BDMG Cultural promove o encontro do baterista Felipe Continentino com o saxofonista Josué Lopez para mais uma noite da série de shows do 20º Prêmio BDMG Instrumental. Com ingressos gratuitos, a apresentação ocorre às 20h, no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB BH.
O baterista e compositor belorizontino Felipe Continentino lançou seu primeiro disco solo homônimo em 2012, fazendo shows em várias cidades do Brasil e Argentina. O músico conquistou o Prêmio Jovem Instrumentista BDMG em 2010 e representou a UFMG em São Paulo, tocando no encontro International Association of Schools of Jazz. Em 2014, ganhou o prêmio de melhor músico acompanhante do BDMG Instrumental e, posteriormente, o prêmio de melhor instrumentista da premiação em 2017 e 2019. A edição de 2021 consagrou Continentino como um dos quatro vencedores.
Convidado da noite, o saxofonista carioca Josué Lopez possui três álbuns solos gravados: “Evolução”, “Amor Incomparável” e “Assim na terra como no céu”. O músico já trabalhou com artistas como Djavan, Ivan Lins, Alcione, Ed Motta, Rosa Passos, Roberto Menescal, Mart’nália, Zeca Pagodinho, Belo e Daniel Boaventura; além de parcerias com os músicos Artur Maia, Hamilton de Holanda, Orquestra Ouro Negro, Chico Pinheiro, Daniel Santiago e Bob Mintzer.
“Vencer o Prêmio BDMG Instrumental, que é muito importante para Minas e Brasil, marca um ponto de interseção para o próximo passo, que é fazer meu próximo disco. É um reconhecimento bem importante para mim e estou bem feliz”, comemora o baterista Felipe Continentino. “Estou ansioso pro show, pra ter esse momento de conexão com Josué, com todo mundo que a gente já faz esse show junto e celebrar a volta dos palcos, também, com público”, completa o artista.
O saxofonista Josué Lopez comemora com alegria o retorno ao palco do Prêmio BDMG Instrumental. “Estive pela última vez em 2018, como convidado do músico Matheus Barbosa. O Prêmio BDMG Instrumental é muito importante no Brasil. A gente descobre inúmeros talentos através do festival. Será uma grande honra fazer um lindo show com meu irmão Felipe Continentino, que é um cara que tenho admiração. Tenho a honra de ser amigo de vários instrumentistas, principalmente dessa nova geração. A música mineira é uma referência, uma escola”, relata o músico carioca.
No show, Felipe Continentino e Josué Lopez serão acompanhados pelos músicos Bruno Vellozo (baixo), Marcus Abjaud (piano) e Matheus Barbosa (guitarra).
A série de shows do 20º Prêmio BDMG Instrumental começou com o Duo Foz, em 27 de outubro, que recebeu Daniel Santiago e Alexandre Andrés como músicos convidados. No último dia 10 de novembro, houve o segundo show com Pedro Gomes e Toninho Ferragutti numa noite em homenagem a Letieres Leite. Em dezembro, dia 8, quem fecha a série é o compositor e violonista Felipe José, que terá a clarinetista e compositora Joana Queiroz como convidada.
O 20º Prêmio BDMG Instrumental é realizado pelo BDMG Cultural, com apoio do Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do BDMG – Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais.