A “dramaturgia” é o tema do segundo episódio da série de podcasts “Amanhãs: o futuro das artes da cena”, que estreou no último dia 03 de setembro e seguirá até o mês de novembro, abordando, em sua primeira temporada, os diversos desafios do teatro no pós-pandemia. O projeto visa promover a reflexão sobre o futuro das artes da cena a partir dos desafios impostos pela Covid-19, a partir dos elementos que estruturam o fazer teatral, em seis episódios quinzenais. No dia 17 de setembro (6ª feira), Diogo Horta, agente e gestor cultural do SESC, entrevista o ator e dramaturgo pernambucano, Giordano Castro, e a mineira Mariana Muniz, pesquisadora, professora da pós-graduação e Curso de Graduação em Artes e Teatro da UFMG. O conteúdo pode ser acesso pelo podcast da Pólobh e acompanhado nas principais plataformas de streaming e conteúdo de áudio.
A realização da série de podcasts “Amanhãs: o futuro das artes da cena” é da Pólobh, com apoio Cultural do Sesc em Minas. Com duração de aproximadamente 45 minutos cada, os episódios da série trarão sempre dois convidados de diferentes áreas do teatro: atores, dramaturgos, figurinistas, compositores, cenógrafos, produtores, iluminadores e encenadores. Os profissionais irão expor seus pontos de vista sobre os experimentos cênicos do futuro e discutir caminhos e experiências inovadoras para o espectador contemporâneo. Os episódios buscarão responder a algumas perguntas chaves:
● Como produzir novas possibilidades para o novo mundo que estamos vivendo, sem alterar a essência das artes cênicas?
● As artes cênicas estão mudando?
● A cena presencial precisa se adaptar para ficar mais atraente também para o virtual?
● Figurinos e iluminação serão alterados para pensar ambas as plataformas?
● Quais as habilidades técnicas vocês precisaram adquirir durante a pandemia? O que isso irá alterar em seu trabalho?
Mas, Marisa M. Coelho, diretora da Pólobh, explica que a principal pergunta que o projeto quer responder é: quais os rumos das artes da cena, que são, por essência, artes da presença, no novo mundo que se revela após a pandemia da Covid-19? “Essa série de podcasts é mais uma possibilidade de reflexão a respeito das transformações que a cultura vem sofrendo nesses tempos de pandemia. Desde o ano passado, o mercado cultural enfrenta um momento desafiador, sendo preciso lidar com novas formas de fazer e levar cultura ao público, nas várias pontas do processo, envolvendo tanto os artistas quanto as produtoras, que tiveram que se reinventar a fim de manter a cultura viva. Esses diálogos são fundamentais para olharmos para o amanhã. É preciso debater, trocar e descobrir novos caminhos e entendermos como será possível seguir daqui em diante”, reflete Marisa, que está no mercado desde 1993 como uma das produtoras culturais responsáveis por curadorias artísticas, consultorias e prestação de serviços operacionais na área da cultura em Minas Gerais.
A dinâmica dos episódios propõe um bate-papo sobre os temas, com uma abordagem que contemple não apenas os profissionais de arte ou estudantes, mas os espectadores de um modo geral, proporcionando um diálogo mais amplo com todo o público. Os temas dos seis episódios da série foram escolhidos para que seja possível decupar as artes das cenas nas suas diversas etapas de produção, contemplando os profissionais que integram toda a cadeia.
“O objetivo é refletir sobre as artes cênicas, especificamente sobre o teatro, nessa primeira temporada. É pensar sobre o futuro. Para onde vamos depois desse momento, desse longo período com os teatros fechados? Lidamos com o distanciamento social, com uma série de limitações, mas também vimos a exploração de diferentes e novas mídias para o teatro, das multimídias. Tivemos espetáculos de teatro até por WhatsApp, Telegram, nas plataformas de streaming tradicionais, no Instagram, nas Ticketerias. Como isso fica agora, retomando para o presencial? O que isso alterou na cena? Do ponto de vista da dramaturgia, da direção, da iluminação, do figurino, da trilha sonora? Para onde vamos?”, indaga Diogo Horta.
CONVIDADOS EPISÓDIO 2
DRAMATURGIA
Giordano Castro, ator e dramaturgo, nascido no Recife, Pernambuco, licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Pernambuco, integrante de um programa de intercâmbio internacional em Estudos Artísticos promovido pela Universidade de Coimbra, de Portugal. E membro e um dos fundadores do Grupo Teatral Magiluth.
Mariana Muniz, pesquisadora, professora da pós-graduação e Curso de Graduação em Artes e Teatro da UFMG. Co-autora dos livros Arte de Perto e Pedagogia das Artes Cênicas I e II. Autora do livro Improvisação como espetáculo: Metodologias de treinamento do ator-improvisador publicado pela Editora UFMG. pós-doutorada pela Universidad de Buenos Aires, Doutora em História, Teoria e Prática do Teatro pela Universidad de Alcalá, da Espanha, Formada em Interpretação Gestual pela Real Escuela Superior de Arte Dramático de Madrid. Líder do grupo de pesquisa IMPROLABImprovisação e outras Interatividades. Trabalhou como diretora e como atriz em diversos coletivos.
EPISÓDIOS
Temporada 1: Teatro
I. Direção Teatral – disponível a partir do dia 03/09 – conteúdo já disponível no podcast da Pólobh
II. Dramaturgia – disponível no dia 17/09
III. Iluminação e trilha sonora – disponível a partir do dia 01/10
IV. Figurino e cenário – disponível a partir do dia 15/10
V. Produção – disponível a partir do dia 29/10
VI. Atuação – disponível a partir do dia 05/11
MEDIAÇÃO
Em todos os episódios da série, a mediação estará a cargo de Diogo Horta – Agente e gestor cultural, curador, improvisador e professor de teatro. Mestre em Artes pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (2014). Formado em Licenciatura e em Bacharelado (Habilitação em Interpretação Teatral) em Teatro também pela UFMG (2010 e 2011). Desde 2015, trabalha na equipe de programação da unidade cultural Sesc Palladium em Belo Horizonte/MG, atualmente na coordenação de programação e produção. É colaborador do site de crítica teatral horizontedacena.com.
“PALCO INSTITUTO UNIMED-BH EM CASA”
O podcast “Amanhãs: o futuro das artes da cena” integra a programação do Palco Instituto Unimed-BH em Casa que tem promovido a apresentação online de espetáculos teatrais nacionais com a proposta de manter vivos o hábito e a potência do teatro. Após uma programação de sucesso em 2020, com duas temporadas e 08 espetáculos que reuniram mais de 2 milhões de pessoas pela internet e pela TV, o projeto retorna em 2021 para as apresentações de grandes montagens do teatro nacional, no formato virtual, entre os meses de julho e novembro de 2021. O projeto é uma iniciativa da Pólobh, produtora sediada em Belo Horizonte, MG, tem patrocínio do Instituto Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem realização do Ministério do Turismo e Governo Federal, patrocínio da Pottencial Seguradora e apoio cultural do Sesc em Minas e Hypofarma, promoção exclusiva da Rádio Alvorada e apoio da Coreto Cultural, Fredizak, Jornal O Tempo, Rádio Super Notícia e SouBH.
Sobre o Instituto Unimed-BH
Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Neste ano, todas as iniciativas do Instituto celebram os 50 anos da Unimed-BH. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH.
Cria Comunicação
Cristina Sanches
cristina@criacomunicacao.com.br
(31) 98489 2098