A cidade de Brumadinho passou por momentos muito difíceis e para contribuir com o fortalecimento dos valores culturais locais, da autoconfiança da comunidade e do ambiente cultural, foi criado o programa “Caminhos da Arte”. Trata-se de uma iniciativa de promoção continuada de atividades reflexivas e de qualificação técnica cultural para os moradores de Brumadinho, estimulando a retomada gradual das atividades criativas, dando a oportunidade para um público jovem e adulto participar de vivências e atividades formativas artísticas.
Concebido e idealizado pela Fundação Clóvis Salgado, por meio do Palácio das Artes e do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, com o patrocínio da Caterpillar e do Instituto Social Sotreq – iSSO, Caminhos da Arte é um grande programa humanístico de atuação cultural, artística, social e econômica, pautado na promoção de experiências criativas, artísticas e de desenvolvimento humano para a população de Brumadinho. A iniciativa tem um escopo amplo de atuação que se estenderá pelo período de 1 ano.
Em função das medidas restritivas para conter o avanço da pandemia da Covid-19, a primeira etapa do projeto será realizada em formato virtual, visando garantir a segurança dos participantes e envolvidos. Por conta disso, todas as apresentações do Webinar serão transmitidas pelo site www.cdabrumadinho.com.br. A previsão para o próximo ano é que as atividades aconteçam de forma presencial.
A programação de atividades online oferece palestras, conversas com artistas, educadores e articuladores de Brumadinho e de outras regiões do país, além de oficinas exclusivas para moradores do município. As atividades formadoras, profissionalizantes e reflexivas terão início no dia 24 de novembro e as inscrições para as oficinas encerram-se no dia 16 de novembro. Toda a programação é gratuita.
Um dos propósitos básicos do programa Caminhos da Arte é a criação de uma Rede de apoio da iniciativa privada e sociedade civil, por meio do poder transformador da arte e da cultura, para fomento da comunidade local e geração de impacto social, econômico e humano.
WEBINAR
O cantor, compositor e instrumentista CARLINHOS BROWN é o convidado especial para a palestra de abertura do programa Caminhos da Arte, no dia 23 de novembro, às 19h. Ele vai relatar sua história artística e os caminhos que trilhou até conquistar o espaço que ocupa hoje na Música Popular Brasilerira. O evento será transmitido pelo site do programa (www.cdabrumadinho). O link será disponibilizado pelas redes sociais (@cdabrum) e também pelo site da Fundação Clóvis Salgado/Palácio das Artes (fcs.mg.gov.br).
No dia 24 de novembro, as atividades seguirão o tema “Arte que inspira” e fomentam o debate sobre a experiência da arte para criadores e também para quem a vivencia. Às 19h, uma roda de conversa reúne a cantora e compositora Zélia Duncan como mediadora dos ceramistas Jéssica Martins e José Alberto Bahia (o Bebeto) do Saracura Três Potes de Brumadino, o alemão Benedikt Wiertz – que reside e trabalha em Brumadinho, além de Inês Antonini, artista plástica que tem seu ateliê na região.
No dia 25 de novembro, o eixo temático será “Arte que liberta”, analisando a arte como forma de expressão e circulação de conhecimento, empoderando indivíduos e criando narrativas libertadoras. Com mediação da jornalista e escritora Leila Ferreira, a roda de conversa receberá Dina Braga (Brumadinho), Presidente e coordenadora do grupo Afro, Canto e Dança “NEGRO POR NEGRO”; e Rosália Diogo (Belo Horizonte), Professora e Jornalista.
No dia 26 de novembro, o tema “Arte que transforma”, dá luz aos debates sobre a arte e a cultura como ferramentas para a restauração da vida, saúde e bem-estar individual e coletivo. A discussão contará com mediação da repórter Tábata Poline (TV Globo Minas) e com a presença do músico e produtor Sanrah Ângelo, do projeto social Batucabrum, de Brumadinho, e Nil César, fundador e gestor da Casa do Beco, espaço de intercâmbio de experiências culturais no Aglomerado Santa Lúcia, em BH.
EDUCATIVO
A equipe do educativo da Fundação Clóvis Salgado irá produzir e disponibilizar no site do programa(www.cdabrumadinho.com.br) e também nas redes sociais do Caminho das Artes uma série de conteúdos voltados para o aproveitamento integral das atividades e assuntos apresentados durante a programação. São reflexões acerca de temáticas educativas e experiências práticas – desde primeira infância até adolescentes e para professores (que podem utilizar o conteúdo em aulas online inclusive).
Esse programa é realizado pela Secretaria Especial da Cultura/Ministério do Turismo, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, pelo Governo de Minas Gerais/ Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e Fundação Clóvis Salgado, com o patrocínio da Catterpillar. Este programa tem, também, o Instituto Social Sotreq – iSSO como parceiro investidor e a APPA Aarte e Cultura como co-realizadora.
SOBRE A FUNDAÇÃO CLÓVIS SALGADO/PALÁCIO DAS ARTES
A Fundação Clóvis Salgado (FCS) atua nas áreas de produção artística, difusão e formação cultural. Em seus espaços – Palácio das Artes, CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais e Serraria Souza Pinto, a diversificada programação oferecida atinge diretamente mais de 600 mil pessoas por ano. Artes visuais, cinema, dança, literatura, música erudita e popular, ópera e teatro são algumas das possibilidades de fruição, produção e formação incorporadas e reconhecidas na essência da Fundação Clóvis Salgado. Em permanente diálogo entre tradição e contemporaneidade, a atuação de seus Corpos artísticos – Cia. de Dança Palácio das Ates, Coral Lírico e Orquestra Sinfônica de Minas Gerais – permite a realização de grandes produções operísticas, concertos, espetáculos de dança contemporânea e performances. Essa atuação complexa e transversal faz da Fundação Clóvis Salgado uma das instituições únicas no mundo e a torna estratégica para implementação e execução de políticas públicas de cultura para o desenvolvimento humano, econômico e social.
http://fcs.mg.gov.br/
SOBRE CATERPILLAR
Desde 1925, a Caterpillar Inc. tem ajudado nossos clientes a construir um mundo melhor – tornando o progresso sustentável possível e impulsionando mudanças positivas em todos os continentes. Com vendas e receitas de US $ 53,8 bilhões em 2019, a Caterpillar é a fabricante líder mundial de equipamentos de construção e mineração, motores a diesel e gás natural, turbinas industriais a gás e locomotivas diesel-elétricas. Os serviços oferecidos ao longo do ciclo de vida do produto, as tecnologias de ponta e décadas de experiência em produtos diferenciam a Caterpillar, fornecendo valor excepcional para ajudar nossos clientes a ter sucesso. A empresa opera principalmente por meio de três segmentos principais – Indústrias de Construção, Indústrias de Recursos e Energia & Transporte – e fornece financiamento e serviços relacionados por meio de seu segmento de Produtos Financeiros. Para obter mais informações, visite caterpillar.com. Para se conectar nas redes sociais, visite caterpillar.com/social-media.
SOBRE O iSSO
O Instituto Social Sotreq, conhecido como iSSO, é uma Organização da Sociedade Civil cujo propósito é valorizar o potencial humano e contribuir com a sustentabilidade. Fundado em 9 de junho de 2005, segue investindo em projetos sociais nas áreas de capacitação profissional e socioambiental no território nacional. Trata-se de uma associação sem fins lucrativos, que reconhece o valor de cada cidadão, estimulando a contribuição de todos e respeitando a diversidade social, econômica e cultural. Mais informações no site https://isso.org.br
SERVIÇO:
23 de novembro – segunda-feira
Horário: 19h
– Performance musical com o violonista André Luís, de Brumadinho.
– Palestra de Abertura: “Como a arte contribui para o desenvolvimento humano”, com Carlinhos Brown.
CONVERSAS: Transmissão ao vivo e gratuita pelo site do projeto
24 de novembro – terça-feira
Tema: Arte que Inspira
Horário: 19h
Convidados: Zélia Duncan (mediação), Benedikt Wiertz (Brumadinho), Inês Antonini (Belo Horizonte), Jéssica Martins e José Alberto Bahia (Brumadinho)
25 de novembro – quarta-feira
Tema: Arte que Liberta
Horário: 19h
Convidados: Leila Ferreira (mediação), Dina Braga (Brumadinho) e Rosália Diogo (Belo Horizonte)
26 de novembro – quinta-feira
Tema: Arte que Transforma:
Horário: 19h
Convidados: Tábata Poline (mediação), Nil César (Belo Horizonte) e Lecy Geovani e Sanráh (Brumadinho)
*Não haverá necessidade de inscrição prévia para acompanhamento das conversas
Serviço:
Programa Caminhos da Arte
Realizado por Fundação Clóvis Salgado / Palácio das Artes
Contato para o público: cdabrumadinho@fcs.mg.gov.br / (31) 99400-1347
Programação completa no site: www.cdabrumadinho.com.br
Site Fundação Clóvis Salgado: www.fcs.mg.gov.br
Abertura da programação: 23 de novembro
A Dupla Informação
Fábio Gomides – (31)99693-2767
João Dicker – (31)98841-9613
aduplainformacao@gmail.com
@aduplainforma