
Marcos Nagelstein/MTUR
Fomentar o surgimento de negócios inovadores ligados à bioeconomia, sustentabilidade, resiliência climática e à valorização do bioma Pampa. Esse é o propósito do Inova Pampa, iniciativa do Sebrae RS que será lançado hojte, quinta-feira (10/04), no South Summit Brazil, maior feira de inovação e tecnologia da América Latina.
De acordo com Carlos Aranha, gerente de inovação do Sebrae RS, o projeto propõe uma nova abordagem de desenvolvimento regional a partir da inovação, com foco na geração de valor para o território, inclusão produtiva e conexão com mercados estratégicos.
“O foco será em soluções alinhadas aos desafios e às potencialidades do bioma Pampa, incluindo temas como: economia de base natural, valorização de produtos locais e indicações geográficas, tecnologias para o clima e inclusão produtiva”, explica Aranha.
A primeira fase do Inova Pampa, lançada no South Summit, é a de ideação, dedicada a ideias inovadoras, ainda em estágio inicial, que tenham potencial para impactar positivamente o bioma Pampa. A previsão é atender até 55 negócios (propostas), com premiações para os melhores colocados.
As ideias mais promissoras, assim como negócios que já existem e estão em fases mais maduras, poderão participar das fases seguintes do Inova Pampa, que envolvem aceleração, tração e crescimento, com acesso a bolsas, mentorias mais robustas, produtos Sebrae RS, ações de internacionalização, rodadas de negócio e participação em grandes eventos nacionais e internacionais.
O projeto Inova Pampa terá ativação pelo Sebrae Nacional por meio de um container na parte externa do cais, de frente para o rio Guaíba. A ação contempla um quiz sobre o Pampa e outras ações de atração para o projeto.